Enxadrista Queenti Matsuura, criador da Chave Maringá, vira Cidadão Benemérito

O Advogado e enxadrista Queenti Matsuura, criador da Chave Maringá, vai ser agraciado com o título de Cidadão Benemérito de Maringá em sessão solene na noite desta sexta-feira (5/7) na Câmara de Maringá.

O homenageado destacou-se como jogador, técnico, dirigente, organizador e árbitro de torneios de xadrez. Ele é autor da “Chave Maringá”, sistema de emparceiramento que permite realizar competições com grande número de participantes em um reduzido número de rodadas sem eliminar nenhum competidor.

Ele aprendeu a jogar xadrez aos 16 anos e participou ativamente de eventos estudantis e do Clube de Xadrez de Curitiba, chegando a ser vice-campeão paranaense universitário, foi ainda bicampeão dos Jogos Abertos do Paraná e hexacampeão maringaense.

O enxadrista foi diretor técnico e presidente do Clube de Xadrez de Maringá e presidente da Federação Paranaense de Xadrez.

Queenti chegou a Maringá em 1957 em busca de oportunidades para começar sua vida profissional como advogado. Em 1963, casou-se com a professora Haluko Coguri. Eles têm cinco filhos: Dorotéia, Horácio, Ermelinda, Frederico e Everaldo.

A homenagem foi proposta pelo vereador Alex Chaves.

Últimas vagas de Empregos