Shopping Catuaí Maringá recebe o 3º RCP Day no sábado

Mobilização de socorristas e profissionais de saúde no 2º RPC Day, em 2018 / Divulgação

Sábado (15/6), das 13 horas às 17 horas, com acesso aberto e gratuito à população, tem o 3º RCP Day no Shopping Catuaí Maringá. O evento é dedicado à conscientizar e capacitar as pessoas sobre a reanimação cardiopulmonar.

A promoção é do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Shopping Catuaí e Prefeitura Municipal de Maringá. A ação ocorre simultaneamente em outras seis cidades da região.

Cerca de cem profissionais da área da saúde, entre médicos, enfermeiros, socorristas do Samu, docentes de medicina e enfermagem vão prestar orientações e capacitação ao público sobre como realizar as manobras de reanimação cardiopulmonar.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Educação e Pesquisa do SAMU, Jean Costa, a cada 90 segundos, uma pessoa sofre uma parada cardiorrespiratória no Brasil e cerca de 90% das vítimas morrem antes de chegar ao hospital.

“Realizar a reanimação cardiopulmonar imediata pode dobrar, ou mesmo triplicar, as chances da vítima sobreviver. Mas para isso precisamos de pessoas capacitadas para alcançar uma adequada integração da comunidade e serviços de emergência”, diz.

Para auxiliar no processo de aprendizagem da massagem cardiorrespiratória, serão utilizados manequins que simulam pacientes reais, geralmente restritos a ambientes acadêmicos e hospitalares.

Os manequins serão cedidos para o evento pelo Laboratório de Simulação Clínica e Habilidades (SimuLab), da Unicesumar.

O manequim modelo Resusci Anne QCPR (Quality Cardiopulmonary Resuscitation), tem tecnologia de medição e feedback das manobras, que podem ser acompanhadas em tempo real por meio do aplicativo QCPR Leaner para smartphones.

O aplicativo fornece um resumo completo de desempenho das manobras de RCP realizadas pelos alunos e torna a avaliação mais objetiva e personalizada.

O 3º RCP Day é uma realização SAMU Norte Novo e Catuaí Maringá, com apoio da Unimed, Santa Rita Saúde, UniCesumar, Corpo de Bombeiros de Maringá, Salvar, Viapar, UEM, Uningá e Consórcio de Gestão Proamusep.

Últimas vagas de Empregos