Casos de meningite viral são confirmados em creche de Maringá

Imagem ilustrativa / tuasaude.com

A Prefeitura de Maringá divulgou uma nota oficial no começo da noite desta terça-feira (4/6) onde confirma o registro de casos de meningite viral em uma creche de Maringá.

A Secretaria de Educação e a Secretaria de Saúde informam que três alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) José de Anchieta, na Zona 4, foram diagnosticados com meningite viral e um quarto está com suspeita da doença.

Como medida preventiva, as aulas foram suspensas por 72 horas a contar desta quarta-feira (5/6) nas duas salas frequentadas pelos alunos para a realização de assepsia. O procedimento inclui limpeza com bactericida dissolvida em água e higienização com álcool 70°.

Dos três alunos, todos com idade de 2 anos, dois permanecem internados em observação e evoluem para o restabelecimento.

O quadro clínico da meningite viral é semelhante ao das demais meningites agudas. O exame físico chama a atenção o bom estado geral associado à presença de sinais de irritação meníngea.

Em geral, o restabelecimento do paciente é completo. A duração do quadro é geralmente inferior a 1 semana.

Quando se trata de enterovírus, é importante destacar que os sinais e sintomas inespecíficos que mais antecedem e/ou acompanham o quadro da meningite são as manifestações gastrointestinais (vômitos, anorexia e diarreia) e respiratórias (tosse, faringite).

Quanto às ações de educação em saúde, professores e pais precisam ser orientados sobre os sinais e sintomas da doença, bem como sobre hábitos, condições de higiene e outras medidas de controle e prevenção. Veja mais informações sobre a meningite viral aqui.

Últimas vagas de Empregos