A reitoria da UEM está preocupada com o contingenciamento de recursos do orçamento de 2019 do Governo do Paraná. Por meio de decreto, o governador Ratinho Junior decidiu reavaliar 20% do valor orçado para o primeiro ano de administração.
No caso da Universidade Estadual de Maringá (UEM), o decreto atinge R$ 153 milhões, o que atinge as ações da instituição e do Hospital Universitário (HU). Veja abaixo a nota na íntegra divulgada pela reitoria da UEM.
“O Governo do Estado do Paraná, em 7 de janeiro último, publicou o Decreto nº 53/2019 que estabelece o contingenciamento de 20% do total dos recursos do orçamento fiscal do poder executivo, aprovado pela Lei Estadual º 19.766 de 17 de dezembro de 2018. Esta medida atinge todos os órgãos da administração estadual. Na Universidade Estadual de Maringá (UEM), estabelece a não disponibilidade de R$ 153.402.703,80, anteriormente previstos para manutenção das atividades em 2019.
Embora esta ação seja compreensível em início de uma nova gestão, se levada a cabo, pode comprometer a prestação dos serviços na área de ensino, pesquisa e extensão, atingindo inclusive o Hospital Universitário.
Para discutir os desdobramentos da aplicação do referido Decreto e para tratar das questões voltadas para a continuidade da formação de recursos humanos, produção de conhecimento e desenvolvimento regional a UEM tem buscado uma agenda com o governo e sua equipe.”
Comentários estão fechados.