Procedimentos de reanimação cardíaca abertos ao grande público

Mais de 70 médicos, enfermeiros e socorristas participam no sábado (26/5) da segunda edição do RCP Day. É um dia voltado à capacitação da população para procedimentos de reanimação cardíaca.

O evento será das 10h às 17h no corredor principal do Shopping Catuaí Maringá e vai contar com manequins para o ensino da massagem cardíaca.

De acordo com o coordenador geral de urgência e emergência do Samu, Maurício Lemos, as equipes de resgate de Maringá atendem pelo menos uma ocorrência de parada cardiorrespiratória por dia e as taxas de mortalidade são altíssimas.

“Após o quarto minuto da parada, a cada minuto transcorrido a pessoa perde 10% da chance de sobreviver. É fundamental que as pessoas saibam identificar a situação e fazer os primeiros procedimentos até a chegada da equipe de socorro”, diz.

Uma parada cardíaca pode acontecer em decorrência de obstrução de vias respiratórias, sangramento intenso, traumas, problemas cardíacos, choque elétrico, entre outros.

Para identificar uma parada, é preciso verificar se a vítima está inconsciente e sem respirar. Em caso afirmativo, é fundamental acionar o socorro médico e iniciar o quanto antes o procedimento de reanimação.

Na primeira edição do RCP Day, no ano passado, cerca de mil pessoas participaram. Neste ano, o número esperado é maior. Quem estiver no shopping vai ter a oportunidade de aprender os procedimentos de reanimação cardíaca com os profissionais.

Últimas vagas de Empregos