Arquiteto Paulo Mendes da Rocha em cartaz nesta quinta (19/4) no Calil Haddad

O longa-metragem que conta a história de vida do arquiteto e urbanista Paulo Mendes da Rocha será exibido nesta quinta-feira (19/4), em Maringá.

Além de Oscar Niemeyer, Paulo Mendes da Rocha, que tem um obra construída em Maringá, é o único brasileiro reconhecido pelo Prêmio Pritzker, o principal reconhecimento da arquitetura mundial.

Promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR), o evento é organizado pelo Núcleo Maringá do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Paraná (IAB-PR) e tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Maringá.

“A ideia era deixar ele falar o que quisesse e da maneira que achasse melhor. Eu só perguntava o assunto e ele discorria sobre, como queria. A arquitetura é só um pretexto para o meu pai expor a visão e os pensamentos de mundo dele”, conta Joana Mendes da Rocha, filha do arquiteto e urbanista e diretora do filme ao lado de Patrícia Rubano.

Após a exibição do documentário, haverá mesa-redonda com Joana Mendes da Rocha.

Paulo Mendes da Rocha em exposição

Além da exibição do filme no Teatro Regional Calil Haddad, haverá duas exposições com trabalhos desenvolvidos por alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Uma das mostras redesenhou casas projetadas por Paulo Mendes da Rocha. As residências que estarão expostas foram atividade da disciplina de Desenho Arquitetônico, ministrada pelo professor Eduardo Verri Lopes.

Os acadêmicos redesenharam 28 projetos contendo plantas, cortes e perspectivas.

A outra exposição abordará o Edifício do Banespa, único exemplar construído de Mendes da Rocha no Paraná, em 1986, na cidade de Maringá.

“O projeto é fruto de pesquisa desenvolvida na UEM, que analisou detalhadamente o edifício. Com desenhos e maquete, a mostra procura explicitar um conjunto de reflexões que reiteram o método de trabalho do autor e objetiva ampliar a compreensão da arquitetura”, explica Aníbal Verri Júnior, professor da UEM e presidente do Núcleo Maringá do IAB-PR.

Serviço:

Comentários estão fechados.