Dicas para manter a sua casa fresca mesmo sem ar-condicionado

  • Como sempre, é nesta época do ano que o ar-condicionado se torna o item de primeira necessidade na casa dos brasileiros. Mas, em muitos casos, a compra e a instalação de um ar-condicionado não cabe no orçamento familiar.

    Isso não quer dizer que não existam outras maneiras de manter sua casa fresca durante os dias mais intensos de verão. Com alguns ajustes básicos (e bem mais baratos) é possível adaptar sua casa para que o calor não seja sufocante. Estes métodos, obviamente, não baixarão a temperatura de sua casa em 20 graus, mas deixarão a temperatura mais suportável.

    Controle de umidade

    Esta é uma informação valiosa e que pouca gente conhece: não é tanto o calor, e sim a umidade o que dá a sensação de desconforto durante os dias mais quentes. À medida que a umidade aumenta, mais difícil é para que seu suor evapore e mais pegajoso você se sente. Se o suor não evapora, seu corpo também não consegue regular sua temperatura, aumentando a sensação de umidade e calor.

    Na verdade, a diferença entre o ar “normal” e o “úmido” pode fazer com que a sensação térmica varie quase 20 graus. A umidade ideal para as temperaturas de verão está entre 45% e 55%. Um desumidificador é a maneira mais rápida e eficiente de reduzir a umidade e aumentar o conforto. Se a sua casa estiver regularmente acima de 50% de umidade, considere comprar um. Se sua casa está regularmente acima de 70% de umidade, você com certeza precisa de um.

    O poder da física

    Pronto para colocar seus conhecimentos de física em prática? Você vai precisar de um ventilador de teto e um ventilador torre. A idéia é colocá-los de tal maneira que o ar quente seja empurrado para fora enquanto o ar fresco circula. Para isso, coloque a torre de frente para a janela para que expulse o ar quente. O ventilador de teto deverá funcionar no modo exaustor para levar o ar quente para cima. Assim, o ar fresco correrá pelo centro do ambiente.

     Desligue os eletrodomésticos

    Outra medida útil para reduzir o calor em casa é desligar alguns eletrodomésticos, pois ligá-los durante os horários mais quentes do dia aumentará a temperatura em sua casa. As máquinas de lavar roupa e as máquinas de lavar louça, por exemplo, usam muita água quente. Por isso, é melhor esperar até que esteja mais fresco para ligá-las. Também é uma boa ideia desligar televisões, computadores e outros dispositivos eletrônicos quando eles não estiverem sendo usados.

    Bloqueie a entrada de luz e calor

    Outra maneira de controlar a temperatura do seu quarto – ou de qualquer cômodo – no tempo quente é manter a luz apagada durante as horas mais intensas do dia e depois abrir as cortinas para permitir que o calor acumulado se dissipe durante as horas frescas da noite. Cortinas blackout podem manter seu quarto escuro e fresco no verão e também vão evitar que o ar quente escape através das janelas no inverno.

    Coloque seu lençol no freezer

    Uma dica pouco ortodoxa mas que funciona surpreendentemente bem se você estiver disposto a fazer a sua cama antes de dormir cada noite. Coloque seus lençóis em um ziploc e leve-os ao freezer. Estenda-os na sua cama antes de dormir e garanta um começo de noite bem fresco.

    https://pixabay.com/pt/branco-ventilador-madeira-andar-926202/
    StockSnap / Pixabay

    Comentários estão fechados.