Maringá promove capacitação para agentes de saúde e realiza novo mutirão de combate ao mosquito da dengue

Para prevenir a doença, é preciso eliminar os possíveis criadouros do mosquito, como recipientes com água parada.

  • Foto: Pedro Ribas/ANPr/Reprodução

    A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e que pode causar graves complicações. Para prevenir a doença, é preciso eliminar os possíveis criadouros do mosquito, como recipientes com água parada. Em Maringá, algumas ações estão sendo realizadas para combater o mosquito e conscientizar a população.

    Neste sábado, 24, haverá um mutirão em bairros da região Norte, onde os agentes de combate às endemias vão visitar e orientar os moradores sobre as medidas de prevenção. A ação vai abranger 2.930 imóveis e cerca de 6.600 pessoas. Na próxima semana, os imóveis em má conservação serão notificados para que os proprietários façam a limpeza.

    Nesta quinta-feira, 22, os agentes comunitários de saúde (ACSs) vão receber uma capacitação sobre a dengue, realizada pela equipe de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde. O objetivo é atualizar os profissionais sobre o cenário da doença no Brasil e reforçar o combate à dengue na estratégia de saúde da família. A capacitação ocorrerá em dois horários, às 8h30 e às 13h30, no auditório da Secretaria de Saúde.

    Na semana passada, foi iniciada a aplicação do fumacê em 12 localidades, com autorização da Secretaria de Estado da Saúde. O fumacê é um inseticida que mata os mosquitos adultos, mas não elimina os ovos e as larvas. Por isso, é a última estratégia utilizada no combate à dengue. A seleção dos locais leva em conta o número de casos confirmados e notificados da doença e o índice de infestação do 1º Lira.

    Os locais que receberão o fumacê são: Parque Itaipu, Jardim Diamante, Jardim Piatã, Vila Operária, Jardim Dias, Jardim Oriental, Jardim Universitário, Jardim Alvorada I, Jardim Novo Oásis, Alvorada II Ampliação e Conjunto Residencial Branca Vieira e Conjunto Habitacional Requião.

    Para que o fumacê tenha resultados, é preciso que a população adote algumas medidas durante a aplicação, como abrir portas e janelas, cobrir alimentos e utensílios, retirar animais domésticos e crianças do local, entre outras.

    Comentários estão fechados.