Maio Laranja: Escolas e Cmeis de Maringá realizam ações contra o abuso e exploração sexual infantil

A campanha tem como objetivo combater o abuso e a violência sexual contra crianças e adolescentes, por meio de atividades educativas.

  • Tempo estimado de leitura: 2 minutos

    Por Murillo Saldanha / PMM

    A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Educação, iniciou nesta quinta-feira, 2, as ações do ′Maio Laranja′, campanha de conscientização e combate ao abuso e à violência sexual de crianças e adolescentes.

    A abertura das atividades ocorreu na Escola Municipal José Hiran Salleé, no Parque Hortência II. Durante todo o mês, os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e as escolas municipais realizarão atividades lúdicas e dinâmicas com foco na prevenção de casos de abuso e promoção do aprendizado sobre a autoproteção. 

    No dia 17 de maio, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes (celebrado em 18 de maio), todas as unidades escolares estarão mobilizadas com a atividade ′Semáforo do Corpo′. A dinâmica trabalha com as cores verde, vermelho e amarelo – em alusão ao semáforo de trânsito – para que os alunos aprendam em quais partes do corpo outras pessoas podem ou não tocar

    A secretária de Educação, Nayara Caruzzo, explica que o objetivo da ação é explicar para as crianças quais situações podem ser invasivas.

    “É fundamental promovermos o diálogo e a conscientização sobre o tema. Neste caso, trabalhamos de forma lúdica e educativa para que os alunos possam aprender sobre os limites do próprio corpo e do corpo dos outros. É a partir do conhecimento que vamos garantir a segurança e o bem-estar das crianças”, afirmou.

    Comentários estão fechados.