Padre, policial militar e professor estão entre os pré-candidatos a prefeito de Maringá

Há pelos menos 15 nomes ventilados como pré-candidatos a prefeito de Maringá

  • Com a chegada de 2020, lideranças e partidos políticos começam a intensificar a busca por alianças e estratégias para as eleições municipais. Em Maringá, há pelo menos 15 nomes ventilados como pré-candidatos a prefeito. Entre eles estão representantes de vários setores, como padre, professor da rede pública e policial militar.  

    Dentro do Partido dos Trabalhadores (PT), além do deputado federal Enio Verri, outro nome também ganha força como possível candidato em 2020, o padre Leomar Antônio Montagna, conhecido como padre Léo. Ele é vigário na Paróquia Nossa Senhora das Graças em Sarandi e teria o apoio de Verri e do deputado estadual Arilson Chiorato.

    O coronel da Polícia Militar, Carlos Henrique Cardozo, que já atuou em cidades como Maringá, Paranavaí, Cruzeiro do Oeste e Mandaguari também é outro nome que deve disputar a Prefeitura de Maringá em 2020. Ele se filiou ao PSL, partido do deputado estadual Do Carmo.

    O diretório municipal da Rede Sustentabilidade indicou o professor Orlando Barbeiro Junior como pré-candidato a prefeito. Ele é graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e atua como professor na rede privada e pública estadual.

    Ulisses Maia evita falar sobre o assunto, mas é considerado candidato natural à reeleição. O grupo de Maia também tem se articulado. O vice-prefeito Edson Scabora saiu do PV e assumiu o MDB, após uma ruptura do diretório estadual com a direção local do partido.

    Também há chances do PSD, partido do governador Ratinho Junior, ter candidato próprio à Prefeitura de Maringá. Nos bastidores, se especula que o prefeito Ulisses Maia poderia migrar para o PSD. No entanto, em entrevista para o Maringá Post ele afirmou que “por decisão pessoal” não sai do PDT. O desejo é que o governador e o PSD apoiem o prefeito em uma possível disputa pela reeleição. 

    Destituído da diretoria do MDB em Maringá, Umberto Crispim assumiu a presidência do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Ele será responsável por organizar o partido paras as eleições em 2020. O PSB tenta reestruturar os diretórios locais no Brasil para garantir bons resultados nas eleições em 2020. 

    Nos bastidores, o deputado estadual eleito que cumpre o primeiro ano de mandato, Homero Marchese (Pros), também é um pré-candidato a prefeito. Ele não confirma se vai disputar as eleições em 2020, mas afirma que não está descartada nenhuma possibilidade. 

    O deputado estadual Dr. Batista (PMN) e o diretor-presidente do Centro Universitário Unifamma Evandro Oliveira (PSDB) também aparecem como pré-candidatos. Dois nomes que fizeram parte da atual administração também aparecem como prováveis candidatos. É o caso do ex-secretário Rogério Calazans (Avante) e do ex-procurador geral do município Eliseu Fortes (Patriotas) 

    Em novembro, a comissão executiva provisória do Democracia Cristã (DC) lançou a professora Lilian Moraes como pré-candidata a prefeita de Maringá. Ela é mulher do presidente da sigla na cidade, Carlos Alexandre Preto Moraes, antes indicado como possível pré-candidato do partido. 

    O Progressistas terá candidato a prefeito e o nome será anunciado na convenção partidária que ocorre em 30 de junho de 2020. Neste ano, o ex-prefeito Carlos Roberto Pupin e o ex-secretário da Fazenda e ex-prefeito de São Jorge do Ivaí, José Luiz Bovo, dois nomes ventilados como pré-candidatos pelo partido, deixaram o Progressistas. Bovo foi para o DEM e Pupin está sem partido. 

    O Novo realiza processo seletivo para a escolha do candidato. As inscrições encerraram em outubro, mas o partido não revela a quantidade de interessados. Os candidatos ainda vão passar por entrevistas e testes feitos por uma empresa terceirizada de recrutamento. Na fase final, os interessados vão passar por outra entrevista com o Comitê de Avaliação.

    Confira alguns nomes lançados como pré-candidatos:

    • Ulisses Maia (PDT) –  Candidato à reeleição 
    • Homero Marchese (Pros)
    • José Luiz Bovo (DEM)
    • Carlos Roberto Pupin (sem partido)  
    • Rogério Calazans (Avante)
    • Elizeu Alves Fortes (Patriota) 
    • Lilian Moraes (DC)
    • Enio Verri (PT)
    • Padre Léo (PT) 
    • José Aparecido Jacovós (PR)
    • Dr. Batista (PMN)
    • Evandro Buquera de Freitas Oliveira (PSDB) 
    • Ana Lúcia Rodrigues (PCdoB)
    • Carlos Henrique Cardozo (PSL) 
    • Orlando Barbeiro Junior (REDE)

    Comentários estão fechados.