João Arruda (MDB) e Ratinho Júnior (PSD) aguardam apoio de Ulisses Maia (PDT). Partido do prefeito está coligado com um, mas o outro lidera as pequisas

Por: - 27 de agosto de 2018
Prefeito Ulisses Maia: seu partido está coligado com João Arruda, mas ele negocia com Ratinho Junior

Espera-se, para esta semana, quando começam os programas no rádio e na televisão, uma manifestação política eleitoral de Ulisses Maia (PDT). Qual dos candidatos a governador terá o apoio do prefeito da terceira maior cidade do Paraná? A expectativa quanto à batida do martelo é grande junto às coordenações de duas campanhas, de Ratinho Júnior (PSD) e de João Arruda (MDB). Ulisses viajou para Curitiba às 8 horas desta segunda-feira (27/8).

Com a desistência do pré-candidato a governador Osmar Dias e a coligação do PDT com o MDB de João Arruda, o caminho natural de Ulisses seria cerrar fileiras nas mesmas hostes. No entanto, informações da assessoria de Ratinho Júnior (PSD) nesta segunda são de que “há uma grande expectativa quanto a uma decisão do prefeito de Maringá. Os dois são amigos de longa data e as conversações estão bem avançadas”.

O mesmo tom é dado pelo coordenador regional de campanha de João Arruda, Ari Stroher, que nesta manhã também estava em Curitiba, mas alegou desconhecer a agenda do prefeito na capital. “Estou aqui para uma reunião da coordenação de campanha e não sei os motivos da viagem dele, mas estamos sim conversando com o Ulisses, que teve nosso apoio na campanha para prefeito e seu partido está coligado conosco”, observou.

Stroher acrescentou que “Ulisses é coerente, leal aos princípios partidários e este não é o momento de mudar de partido”, já que para apoiar Ratinho Júnior teria que, ao menos, se desligar do PDT. O vice-prefeito de Mandaguari também fez uma analogia do atual processo eleitoral com as eleições maringaenses de 2016: “O Ratinho Júnior é o Silvio Barros, a Cida Borghetti é o Wilson Quinteiro e o João Arruda é o Ulisses Maia”.

Naquele ano, às vésperas do primeiro turno, Silvio (PP) liderava as pesquisas tendo Quinteiro (PSB) em segundo e Ulisses em terceiro. O ex-coordenador da campanha de Ulisses em 2016 e atualmente secretário-chefe de Gabinete da prefeitura, Domingos Trevizan, ao ser procurado na semana passada para falar sobre o possível apoio do prefeito a Ratinho, negou que uma decisão nesse sentido já havia sido tomada.

Segundo nota publicada pelo colunista em O Diário e comentarista político na CBN, Diniz Neto, reproduzida pelo jornalista e blogueiro Angelo Rigon, o prefeito Ulisses Maia estaria se desfiliando do PDT e assinando ficha no PSD de Ratinho Júnior. Ao negar a informação, Trevizan acrescentou que “o prefeito deve anunciar sua posição nos próximos dias”. Descarta-se, até por interesses eleitorais em 2020, que Ulisses se junte ao PP.

A demora em anunciar o apoio ao candidato da coligação do seu próprio partido, o PDT, é um indício de que, no mínimo, Ulisses Maia entende que há ponderações a se fazer. Segundo a assessoria de Ratinho Júnior, é só o prefeito sinalizar que, imediatamente, a agenda do candidato será revista para incluir Maringá no roteiro. Valorizar faz parte do jogo político, pode ser bom, mas também gera efeitos colaterais.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.