João Arruda (MDB) e Ratinho Júnior (PSD) aguardam apoio de Ulisses Maia (PDT). Partido do prefeito está coligado com um, mas o outro lidera as pequisas

  • Espera-se, para esta semana, quando começam os programas no rádio e na televisão, uma manifestação política eleitoral de Ulisses Maia (PDT). Qual dos candidatos a governador terá o apoio do prefeito da terceira maior cidade do Paraná? A expectativa quanto à batida do martelo é grande junto às coordenações de duas campanhas, de Ratinho Júnior (PSD) e de João Arruda (MDB). Ulisses viajou para Curitiba às 8 horas desta segunda-feira (27/8).

    Com a desistência do pré-candidato a governador Osmar Dias e a coligação do PDT com o MDB de João Arruda, o caminho natural de Ulisses seria cerrar fileiras nas mesmas hostes. No entanto, informações da assessoria de Ratinho Júnior (PSD) nesta segunda são de que “há uma grande expectativa quanto a uma decisão do prefeito de Maringá. Os dois são amigos de longa data e as conversações estão bem avançadas”.

    O mesmo tom é dado pelo coordenador regional de campanha de João Arruda, Ari Stroher, que nesta manhã também estava em Curitiba, mas alegou desconhecer a agenda do prefeito na capital. “Estou aqui para uma reunião da coordenação de campanha e não sei os motivos da viagem dele, mas estamos sim conversando com o Ulisses, que teve nosso apoio na campanha para prefeito e seu partido está coligado conosco”, observou.

    Stroher acrescentou que “Ulisses é coerente, leal aos princípios partidários e este não é o momento de mudar de partido”, já que para apoiar Ratinho Júnior teria que, ao menos, se desligar do PDT. O vice-prefeito de Mandaguari também fez uma analogia do atual processo eleitoral com as eleições maringaenses de 2016: “O Ratinho Júnior é o Silvio Barros, a Cida Borghetti é o Wilson Quinteiro e o João Arruda é o Ulisses Maia”.

    Naquele ano, às vésperas do primeiro turno, Silvio (PP) liderava as pesquisas tendo Quinteiro (PSB) em segundo e Ulisses em terceiro. O ex-coordenador da campanha de Ulisses em 2016 e atualmente secretário-chefe de Gabinete da prefeitura, Domingos Trevizan, ao ser procurado na semana passada para falar sobre o possível apoio do prefeito a Ratinho, negou que uma decisão nesse sentido já havia sido tomada.

    Segundo nota publicada pelo colunista em O Diário e comentarista político na CBN, Diniz Neto, reproduzida pelo jornalista e blogueiro Angelo Rigon, o prefeito Ulisses Maia estaria se desfiliando do PDT e assinando ficha no PSD de Ratinho Júnior. Ao negar a informação, Trevizan acrescentou que “o prefeito deve anunciar sua posição nos próximos dias”. Descarta-se, até por interesses eleitorais em 2020, que Ulisses se junte ao PP.

    A demora em anunciar o apoio ao candidato da coligação do seu próprio partido, o PDT, é um indício de que, no mínimo, Ulisses Maia entende que há ponderações a se fazer. Segundo a assessoria de Ratinho Júnior, é só o prefeito sinalizar que, imediatamente, a agenda do candidato será revista para incluir Maringá no roteiro. Valorizar faz parte do jogo político, pode ser bom, mas também gera efeitos colaterais.

    Comentários estão fechados.