Ministro da Saúde Ricardo Barros passa por angioplastia no Sírio-Libanês: “Estou ótimo”, diz ele

Por: - 6 de novembro de 2017
Ministro da Saúde, Ricardo Barros, que passou o fim de semana no Hospital Sírio Libanês e de ter alta nesta segunda-feira

O ministro da Saúde Ricardo Barros deve deixar ainda hoje o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde deu entrada na última sexta-feira, segundo informações do ministério, para procedimentos programados. Nesta segunda-feira (6), às 8h48, por WhatsApp ele agradeceu os votos de pronta recuperação dizendo: “Estou ótimo. Hoje estarei no ministério da Sáude”.

Barros foi submetido a um cateterismo e, em seguida, a uma angioplastia – intervenção cirúrgica destinada a reparar um vaso deformado, estreitado ou dilatado. O ministério não informou qual o diagnóstico e tratou o fato com absoluta discrição. Apenas na noite de sábado (4) se pronunciou sobre o assunto por meio de uma breve nota.

O comunicado do ministério foi enviado exclusivamente aos veículos de comunicação social que haviam encaminhado perguntas sobre a veracidade da informação sobre o internamento do ministro e seu estado de saúde. Ricardo Barros completa 59 anos no feriado nacional do próximo dia 15.

Na quarta-feira, vésperas do internamento, Barros já estava em São Paulo, para participar da abertura da Cúpula Mundial de Hepatite 2017, que reúne especialistas e ONGs que trabalham com hepatites virais. A esposa do ministro, vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti, também estava presente.

Na abertura do evento, Barros anunciou uma boa notícia: o Plano Nacional para Eliminação da Hepatite C até 2030, com a oferta de tratamento para todos. A expectativa é tratar 657 mil pessoas nos próximos anos – atualmente, dos 155 mil pacientes notificados, metade foi ou está em tratamento.

Já no Sírio-Libanês o diagnóstico dos médicos, há de se supor, não foi tão positivo para o ministro, que tem uma coletiva de imprensa agendada para a tarde de hoje em Brasília, quando certamente será indagado sobre a cirurgia e o seu estado de saúde.

A vice-governadora, segundo sua assessoria, também dará prosseguimento à agenda oficial desta segunda-feira. De manhã, Cida Borghetti tem audiência com o embaixador peruano, em Curitiba.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.