Tempo estimado de leitura: 3 minutos
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) emitiu um alerta nesta semana após o registro de sete casos confirmados de doença meningocócica em agosto pela 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu. Não houve óbitos.
Em 2025, o Paraná já contabiliza 47 casos da doença, com 12 mortes. Somente na Regional de Foz, foram nove confirmações e dois óbitos.
A meningocócica é causada pela bactéria Neisseria meningitidis, transmitida pelas vias respiratórias. Pode provocar meningite e evoluir para quadros graves, com risco de sequelas e letalidade, especialmente em crianças.
Sintomas
Febre alta, dor de cabeça, rigidez na nuca, náuseas, vômitos e manchas avermelhadas na pele — que costumam aparecer entre dois e dez dias após o contágio. A recomendação da Sesa é procurar atendimento médico imediato em caso de sintomas.
Vacinação
O SUS disponibiliza a vacina meningocócica C para crianças de 3 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias. Desde julho de 2025, o reforço aplicado aos 12 meses passou a ser feito com a vacina ACWY, que também é indicada para adolescentes de 11 a 14 anos.
Em 2024, a cobertura vacinal no estado alcançou 91,89% da primeira dose em menores de 1 ano. Em 2025, até agora, a taxa é de 83,15%.
Prevenção
Além da vacinação, a Sesa orienta manter ambientes ventilados, higienizar as mãos, evitar aglomerações em locais fechados, não compartilhar objetos pessoais e adotar etiqueta respiratória.
Profissionais de saúde devem notificar casos suspeitos ou confirmados em até 24 horas, além de realizar diagnóstico precoce, isolamento e tratamento imediato. Também é indicada a coleta de amostras clínicas e avaliação de contatos próximos para possível quimioprofilaxia.







