Saúde orienta quais os sintomas e onde ir em caso de suspeita de dengue

Dengue
Compartilhar

A Prefeitura de Maringá reforçou o fluxo de atendimento em saúde e para otimizar e agilizar o atendimento, a Secretaria de Saúde orienta quanto aos locais onde o paciente pode buscar auxílio de acordo com os sintomas suspeitos de dengue, chikungunya ou zika vírus.

Ao notar sintomas considerados leves, como febre por mais de dois dias, dor de cabeça, desânimo, fraqueza, dor nos olhos, irritação na pele, vermelhidão, vômitos ou náuseas, dor muscular e nas articulações, é necessário buscar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência do cidadão.

Em caso de sintomas graves, como manifestações hemorrágicas espontâneas, sangramento em mucosas, dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, pressão baixa causada pela postura, desmaios, aumento de volume do abdômen, sonolência e/ou irritabilidade, diminuição da urina, hipotermia e desconforto respiratório, o paciente pode se direcionar às Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Zona Norte ou Zona Sul.

A prefeitura segue com ações diárias de prevenção e necessita do apoio do cidadão com os cuidados constantes de limpeza e vistoria de quintais e outros locais que podem ser criadouros do mosquito transmissor.


Compartilhar

Autor

Notícias Relacionadas