Fazer o melhor açaí do mundo, um desafio que revolucionou a gestão de pessoas no Grupo Zeppone

Responsável pela marca Polpanorte, o Grupo Zeppone vem modernizando a administração nos últimos anos, dobrou faturamento e conquistou objetivos: hoje tem o açaí mais vendido do País e, de quebra, uma gestão de pessoas que faz a diferença em todos os setores da empresa.

  • Mesmo com 20 anos de história e com a marca Polpanorte já consagrada no mercado de polpas de frutas congeladas, uma visão disruptiva, trazida a partir de 2018 com a bandeira de se conquistar “simplesmente” o melhor açaí do mundo, permitiu à empresa uma verdadeira revolução, que passou por todos os setores produtivos, principalmente o de gestão de pessoas.

    Para comentar sobre essa virada de chave no Grupo Zeppone, a reportagem do Maringá Post teve a oportunidade de entrevistar a gerente de Gente e Gestão, Ariadyna Carvalho. Estratégico e determinante em mudanças culturais e organizacionais, o setor de RH foi fundamental para a realização de algumas metas que a nova direção estava disposta a encarar a partir dos desafios advindos das mudanças que se faziam necessárias, especialmente na visão do do CEO João Zeppone e do Gerente Corporativo da área de Gente e Gestão Marcos Pires.

    Encarar um desafio macro, ou seja, de ofertar um produto em nível nacional e até internacional em uma escala muito maior requer para toda a equipe um recálculo de rota extremamente complexo. E foi este desafio que inspirou os profissionais a buscarem a missão: entregar uma experiência inesquecível de sabor para o Brasil e para o Mundo.

    “Em 2023, o açaí da Polpanorte se tornou o mais vendido no Brasil, e os nossos produtos e nossa marca são referenciados pela qualidade e sabor, sendo realmente o preferido de todo o público. Com isso, a área de Gente e Gestão precisou se organizar de forma muito efetiva para conseguir dobrar de tamanho de quatro anos para cá. Então fomos constituindo vários projetos que entraram em vigor, como a estrutura. Tivemos também muitas promoções internas para valorizar as pessoas que fazem parte da nossa história”, explica a gerente de Gente e Gestão do Grupo Zeppone.

    É sobre gente, sobre pessoas
    Ela cita como estratégia fundamental nesse processo ter levado a sério o chamado Fit Cultural do Grupo Zeppone, baseado na missão, visão e valores da empresa, que são pilares sacramentados internamente desde a fundação da marca. “Fui treinada a olhar e buscar nas pessoas esse Fit com a nossa cultura, pois tinham que ter os mesmo valores que os nossos, como ser uma pessoa com atitudes positivas, que busque resultados, seja comprometida, tenha amor pelo que faz e queira mostrar o seu dom de estar onde está, e também ter fé, pois somos uma empresa cristã.”

    Com o time “azeitado”, revela Ariadyna, o resultado começava a acontecer e as vitórias passaram a ser consequência. Com isso, ela teve a oportunidade de proporcionar, através do setor de Gente e Gestão, soluções como revisão de cargos, salários e benefícios. “Só em 2023, mais de 30% do nosso quadro de colaboradores teve promoção de cargos e/ou salários.”

    A gerente cita ainda um desenvolvimento considerável do setor de Comunicação. Com o fortalecimento do endomarketing, foram criadas formas de comunicar aos colaboradores avisos semanais, um perfil fechado no Instagram para a equipe, lista de transmissão assertiva pelo Whatsapp, dentre outras ações internas. E ainda foram além, agora buscam também a efetivação de programas de incentivo à educação, para que os colaboradores possam se formar na faculdade, fazer especializações e cursos técnicos.

    Do primeiro ao último dia de trabalho
    No Grupo Zeppone, cabe ao setor de Gente e Gestão também auxiliar o colaborador desde o primeiro dia em que ele inicia a sua jornada de trabalho na empresa. Para isso, há programa de integração organizacional, treinamentos obrigatórios, treinamentos funcionais para cada cargo, treinamentos continuados para aprimoramentos, treinamentos de sucessão para formar novas pessoas e posições, e por fim treinamentos de liderança.

    Com um projeto de integração fortalecido, nenhum colaborador entra no Grupo Zeppone sem fazer a devida adaptação junto aos demais colaboradores. Logo no primeiro dia de trabalho, ocorre a chamada integração, para, no segundo dia, haver a chamada integração funcional, um tipo de treinamento que aborda com profundidade a cultura organizacional da empresa.

    “Passamos o vídeo institucional, falamos de todas as regras e direitos do colaborador, do contrato de trabalho, das nossas políticas, código de conduta, LGPD, manual do colaborador, da segurança do colaborador dentro da organização e da qualidade do nosso produto – porque hoje a nossa essência e base é a segurança do colaborador e a qualidade do nosso produto”, destaca a gerente de Gente e Gestão.

    Em caso de eventuais desligamentos ou pedidos de demissão, entram em ação novamente estratégias fundamentais para que Ariadyna e o seu time consiga entender o que deu errado e o que pode resultar em aprendizado a partir daquele término de vínculo entre um profissional e o Grupo Zeppone. “Fazemos a entrevista de desligamento com 20 perguntas para entender o motivo do desligamento e quais as suas percepções em relação à empresa. Em cima de todos esses tipos de avaliações, fazemos várias ações de desenvolvimento.”

    É bom trabalhar no Grupo Zeppone
    Para além do crescimento no faturamento, Ariadyna evidencia a importância de outras conquistas valorosas, a exemplo dos altos índices de satisfação em trabalhar no Grupo Zeppone, o que contribui determinantemente para a manutenção da qualidade da empresa e dos produtos que são oferecidos, além de sempre atrair mão de obra qualificada para o time.

    Nos últimos três anos, foram feitas duas pesquisas de clima com ações no Grupo Zeppone, tendo no último índice de favorabilidade, em abril de 2023, o resultado de 86%, e em dezembro de 2021, o número de 81%, ótimos resultados e um crescimento de favorecimento do clima organizacional.

    Estes resultados também são fruto de uma cultura muito forte, onde os valores são praticados no dia-a-dia: ter fé, ser apaixonado pelo que faz, entregar o seu melhor, ser amigável e respeitoso, ajudar o próximo, ser uma família e valorizar os dons de cada pessoa. 

    O FIM DO CURRÍCULO NO BALCÃO

    Após a revolução do açaí da Polpanorte, e que tanto acabou fazendo bem para diversos setores do Grupo Zeppone, o setor em especial de Gente e Gestão enxergou, em 2022, uma necessidade grande de modernizar os procedimentos por meio da tecnologia. Nasce aí a parceria com a RHGestor, startup maringaense que oferece uma plataforma completa para a gestão de pessoas.

    “Desde o início tentamos colocar todos os subsistemas de RH dentro da plataforma. Quando cheguei aqui, ainda recebíamos os currículos na recepção da empresa. Com a plataforma da RHGestor, depois de 24 anos de empresa, passamos a ter pela primeira vez uma aba de ‘Trabalhe Conosco’ em nosso site. Em fevereiro deste ano, batemos a marca de mais de 10 mil currículos cadastrados, ou seja, 10 mil profissionais que já desejaram trabalhar conosco, então é muito legal ter esse registro”, comemora Ariadyna.

    A plataforma também favorece com indicadores via dashboard, fundamentais para qualquer setor de gestão de pessoas. No Grupo Zeppone, eles dividem por 15 áreas, como rotatividade, absenteísmo, valores dos salários e folha de pagamento, valores de gratificação, banco de horas, horas extras, acidentes no trabalho, que são informações importantes para a diretoria. “Quando o colaborador entra na empresa, em 45 dias ele participa de uma avaliação de experiência, e em 90 dias de outra, a cada 6 meses ele faz uma avaliação de desempenho semestral, tudo isso pela plataforma da RHGestor.”

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    Grupo Zeppone automatizou processos com a plataforma do RHGestor: aliado da produtividade e estratégias assertivas nas empresas

    3 PERGUNTAS SOBRE GESTÃO DE PESSOAS

    Qual prática de gestão de pessoas considera diferenciada aqui no Grupo Zeppone?

    O que nos diferencia é o fato de sempre estarmos ligados aos valores e a essência da organização, algo que não fui eu quem implementou quando entrei aqui, mas sim uma cultura familiar que resulta desses 28 anos de empresa, e que transcende por meio do comportamento dos fundadores e diretores,, por meio de uma relação próxima e amigável com os colaboradores. Como temos isso muito bem desenhado, trabalhamos todas as nossas ações internas em cima desses valores. Então, nas entrevistas de desligamento percebemos o amor que as pessoas têm pela empresa, e que trabalham e vestem a camisa por amor e porque confiam no negócio. Para mim esse é o nosso diferencial, fazer as estratégias básicas de gestão e administração de pessoas, sendo um RH mais desenvolvido e ligado a bons valores. Que sorte a nossa que temos isso!

    Que tipos de desafios vocês encontraram nos últimos anos na implementação de uma gestão de pessoas eficaz?

    Os maiores desafios são encontrar pessoas que querem trabalhar, que possuem amor pela causa, que vestem a camisa, queiram ver as coisas acontecendo e não queiram ver o produto ser mal falado, isso é o mais difícil de encontrar em muitos perfis. Então, às vezes tenho que ser criteriosa na seleção, porque não é apenas o salário e benefícios, queremos engajamento. Para fazer um produto de qualidade, eu preciso que o profissional tenha responsabilidade com a qualidade do produto.

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    Gerente de Gente e Gestão do Grupo Zeppone, Ariadyna Carvalho: estratégias no RH para manter a qualidade incontestável do produto

    Como a plataforma da RHGestor tem ajudado a tornar o RH mais estratégico e eficaz?

    A primeira coisa que eu queria estruturar era o Trabalhe Conosco, se não eu teria que desenvolver uma ferramenta dentro da área de TI, mas a RHGestor tinha isso, então se eu não fechasse com eles eu teria que contratar uma plataforma só para isso e para as outras ferramentas, como recrutamento, pesquisa, indicadores, avaliação, então eu teria muitos custos. A partir disso eu fui conhecendo ainda mais a plataforma e ela contemplava todos os aspectos que precisávamos, e agora, de uma forma mais estratégica, nos trouxe ferramentas de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, avaliações, pesquisas, solicitações e aprovações, cargos e salários… está tudo dentro da ferramenta! Se eu for fazer uma pesquisa de clima, por exemplo, o colaborador clica pelo link que enviamos e faz pelo próprio celular, hoje o nosso holerite é disponibilizado dentro da RHGestor. Com a ferramenta temos a oportunidade diária de ser mais estratégico.

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