RH estratégico na área da Saúde: conheça o case de algumas Unimed´s

Compartilhar

De Maringá, RHGestor auxilia empresas do Brasil todo com plataforma online que oferece soluções na gestão de pessoas e RH estratégico

“Passa no RH”. Uma frase antipática e antiga que traduzia, em décadas passadas, uma situação ruim dentro de um ambiente de trabalho. Os tempos mudaram, e hoje já se fala em RH estratégico, tornando-se o coração de empresas que buscam dinamismo, integração e desburocratização de processos. Características comuns de cooperativas de saúde do Paraná e também de São Paulo, todas da Unimed, que investiram em uma plataforma capaz de reunir todos os processos de Recursos Humanos em um único lugar.

Pensar na construção de um RH estratégico dentro da cooperativa de Saúde – ou de qualquer empresa – é levar em consideração uma ressignificação da cultura empresarial. Parece óbvio que conquistar colaboradores mais engajados e conectados com os anseios da empresa seja condição para o aumento da produtividade, melhora no atendimento ao público e até retenção de custos. Mas essa discussão vai muito além.

Por isso, o desafio é repensar os tradicionais imperativos traçados na Visão, Missão e Valores da empresa. Significa colocar em prática, diariamente, diretrizes condizentes com o jeito de se trabalhar a gestão de pessoas de uma forma moderna, saudável e disruptiva. Afinal, ter um ambiente de trabalho favorável aos colaboradores é um dos maiores argumentos corporativos para retenção de talentos e conquista dos objetivos nos negócios.

RH em dados
A analista de RH Pleno Camille da Silva, que atua na Unimed de Presidente Prudente (SP), diz estar entusiasmada com as novas possibilidades abertas recentemente no dia a dia da cooperativa de Saúde, isso graças ao foco criado para a conquista de um RH mais estratégico por meio da plataforma de trabalho oferecida pela RHGestor – empresa sediada em Maringá que oferece soluções para organização e automatização de processos de RH graças a uma plataforma completa para a Gestão de Pessoas.

“Agora estamos em constante evolução, implantando e divulgando indicadores através da análise dos dados e tecnologia que facilitam nosso dia a dia. Atualmente, todos os dados, relatórios e indicadores são extraídos da plataforma, e estamos visualizando avanços no engajamento do time de colaboradores graças a essa nova visão do setor”, comemora Camille, uma das colaboradoras do RH da Unimed, composto por assistente de RH, analista de RH Junior, analista de RH Pleno e coordenadora de RH.

Unimed de Presidente Prudente: conquista de um RH mais estratégico por meio da plataforma de trabalho oferecida pela RHGestor

Avanços na cultura organizacional
Na Unimed de Paranavaí, a proposta para um RH estratégico via plataforma inteligente e integrativa foi implementada há um ano e meio. A analista de Gestão de Pessoas Vitória Xavier explica que houve um trabalho natural de convencimento e adesão por parte de todos os colaboradores da cooperativa de Saúde, até o alcance, hoje, de ótimos resultados para a empresa graças a isso.

Ela revela que, atualmente, os colaboradores da Unimed Paranavaí já acessam pontos e holerites totalmente de maneira online, graças à plataforma. Além disso, conseguem, de maneira rápida, ter acesso às políticas corporativas, eventos, treinamentos, aniversários e tempo de Casa. “Algo positivo para o engajamento de cada um deles”, diz Vitória.

Unimed de Paranavaí: plataforma inteligente e integrativa da RHGestor colhe resultados após implementação há cerca de um ano e meio

A analista de Gestão de Pessoas conta que o RHGestor permitiu, também, uma centralização de frentes de trabalho importantes para as decisões estratégicas. “Nosso RH é composto por três frentes: Gestão de Pessoas, Departamento Pessoal e Segurança do Trabalho, e a plataforma tem nos ajudado a centralizar grande parte de nossas atividades em apenas um local.”

RH aliado de uma grande corporação paranaense
A Unimed Paraná é responsável pelo direcionamento estratégico de mais de 20 unidades da cooperativa de Saúde no Estado, e a plataforma do RHGestor também auxilia no que o gerente de Desenvolvimento e Estratégia Antônio do Amaral Junior chama de direcionadores estratégicos para a construção de uma política de governança corporativa.

“Objetivo é trabalhar a cultura e desenvolver, cada vez mais, a mentalidade organizacional em prol dos resultados esperados. Tudo isso unindo qualidade de vida no trabalho e compreensão do papel de cada uma das áreas junto ao alcance da estratégia”, explica o gerente da Unimed Paraná.

Unimed Paraná: desafio em direcionar estrategicamente a gestão de pessoas de mais de 20 unidades da cooperativa de saúde espalhadas pelo Estado: RHGestor veio para auxiliar com soluções para provocar celeridade nos processos

Para isso, o setor de RH conta com o trabalho de 15 colaboradores, entre Gestão de Pessoas e Departamento Pessoal, fortemente integrados com os pilares de governança da instituição, de acordo com Amaral Junior. “Nossos pilares são gestão de processos, dados, riscos e mudanças, e estamos atuando fortemente na modernização e digitalização dos processos operacionais da área para que a equipe foque na atuação em prol da estratégia da empresa.”

Graças à plataforma, explica o gerente de Desenvolvimento e Estratégia, hoje estão mais céleres os processos que envolvem Gestão de Pessoas, por meio dos módulos de Recrutamento e Seleção, Promoção e Desligamento. “A ideia é a expansão disso tudo nos próximos meses”, reforça.

RHGestor, e a jornada completa na Unimed

A parceria com a Unimed foi desafiadora para a empresa: conforme explica o diretor de Receita e Co-fundador da RHGestor, Wil Teixeira,  foi preciso levar em consideração que se tratava de um ecossistema complexo, com plano de saúde, hospitais, laboratórios e clínicas, tendo cada empresa as suas necessidades regulatórias, suas práticas e processos de gestão de pessoas.

“Precisávamos de um backoffice de software robusto, integrado e diferenciado quando comparado ao que tradicionalmente é oferecido pelo mercado. As demandas de RH não são as mesmas que eram há 10 anos. Hoje em dia, o RH é um componente fundamental para garantir que as empresas possam oferecer serviços de alta qualidade, mantendo um ambiente de trabalho produtivo e ético, além de cumprir, é claro, as exigências regulatórias do setor”, explica Teixeira.

Sobre a RHGestor
Empresa genuinamente maringaense e nascida em 2017, a RHGestor oferece uma plataforma completa para o setor de Gestão de Pessoas que organiza e automatiza os processos de RH. Atualmente, a ferramenta é utilizada por cerca de 300 empresas em todo o País, entre elas as Unimed´s do PR e SC e algumas conhecidas de Maringá, como Gazin, Recco, Lightsweet (Lowçucar e Magro) e GTFoods.

Graças ao software do RHGestor, setores de RH das empresas contam com funcionalidades importantes, como Gestão de Colaboradores, Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, tudo integrado com a Folha de Pagamento em uma mesma plataforma.

O programa da empresa tem mais de 15 módulos que organizam e descentralizam tarefas, chegando a economizar até 30% do tempo do pessoal do RH, além de possibilitar o monitoramento do engajamento do colaborador no dia a dia. O RHGestor fornece mais de 90 indicadores de People Analytics, Turnover, Absenteísmo, R&S, T&D e muitos outros, além de mais de 130 relatórios personalizáveis.

RHGESTOR
Onde: Centro Empresarial Monumental
Endereço: Av. Carneiro Leão, 294 – Zona Armazém, Maringá
Telefone: (44) 3224-0570
Site: https://rhgestor.com.br/


Compartilhar