Só 5 fabricantes de colchões do Brasil tem o selo de qualidade Pró-Espuma. Uma das marcas é a mais tradicional de Maringá. Veja as tecnologias disponíveis

Por: - 15 de dezembro de 2018
Tecnologia Ergo possui espuma com recortes tridimensionais que dão o suporte adequado para o corpo e respeitam a curvatura / Divulgação

Pela rigidez das normas do Instituto Nacional de Estudos do Repouso (INER), criado em 1984, só 5 fabricantes de colchões do Brasil tem o selo de qualidade Pró-Espuma. Para obter essa certificação, o produto passa por inúmeras pesquisas e testes rígidos dirigidos por médicos e técnicos.

Dentro das análises, eles examinam e radiografam diversas pessoas, com diferentes tipos físicos, deitadas nos colchões de espuma analisados. A avaliação é feita porque as pessoas são diferentes e precisam de diferentes tipos de colchões para a acomodação adequada do corpo.

É com base nessas análises que a primeira norma técnica para a fabricação de colchões de espuma no Brasil, criada pelo INER, passou a identificar os colchões diferenciados com o Certificado de Qualidade Pró-Espuma. No Brasil, um dos cinco fabricantes de colchões a obter o selo é a indústria F.A. Colchões.

Além de passar por toda a bateria de testes para conquistar o selo, a F.A. Colchões tem todo o processo, da produção à distribuição no mercado varejista, fiscalizado pelo INER, com testes físicos feitos no Senai de Curitiba.

“O selo Pró-espuma, junto à tradição de 54 anos da F.A. Colchões, é uma segurança para quem vende e para quem compra um colchão”, afirma o gerente comercial da loja Rei dos Colchões, em Maringá, Gilson Luiz Valenti Silva.

Segundo a representante comercial Veronica Santos, o selo também garante qualidade sobre a tecnologia empregada nos colchões.

No caso da F.A. Colchões, há inúmeros diferenciais em termos de tecnologia. A empresa é uma das pioneiras no Brasil a trabalhar com o sistema de colchões FIT, em que o produto chega ao cliente embalado, no formato de um pequeno cilindro e ganha a forma original ao ser aberto.

Também existe uma linha exclusiva de tecnologia chamada Ergo Comfort, utilizada, por exemplo, no colchão Keystone. A espuma tem recortes tridimensionais e dão o suporte adequado para o corpo, respeitam a curvatura e permitem que ombros e quadris se encaixem no colchão.

Recortes tridimensionais da linha de colchões com a tecnologia Ergo Comfort / Divulgação

Um outro benefício é um eficiente sistema de troca de ar do colchão que acontecem junto aos movimentos do corpo. Essa troca de ar deixa a temperatura do colchão mais agradável e o resultado é uma melhor qualidade do sono.

Outra tecnologia muito procurada para aliviar as tensões do dia a dia é a de colchões com sistema de relaxamento com vibromassagem e energia bioquântica. A F.A. Colchões tem a linha Zen, que executa 20 tipos de massagens com dois lados independentes que emitem ondas eletromagnéticas e auxiliam na recuperação do corpo.

Localizada no Centro de Maringá, a loja Paraná Colchões tem esses colchões no show room. “Optamos por ter um mix completo de produtos para atender todas às necessidades dos clientes e para facilitar a experimentação”, diz a gerente da loja, Gorete Cristina Barbosa Ferreira.

Colchão com tecnologia da NASA

Você conhece a tecnologia Gel Sense? É considerada a evolução da espuma visco elástica, conhecida popularmente como espuma da NASA. É uma espuma que reage ao calor do corpo e se molda aos pontos de maior pressão como os ombros e quadris, o que proporciona uma excelente função ortopédica.

Outro diferencial dessa espuma é que as células de memória garantem que o colchão retorne a seu estado inicial.

Pesquisas realizadas nos Estados Unidos comprovam que pessoas que utilizam colchões com esse tipo de espuma passam a se mexer menos durante a noite, garantindo assim um sono mais reparador.

A F.A. Colchões trouxe uma exclusiva tecnologia, que alia os benefícios da espuma viscoelástica, ou espuma da NASA, com o conforto térmico do Gel, que absorve parte do calor do coro e proporciona uma sensação de frescor ao usar o colchão.

Imagem com câmera termográfica mostra a diferença do uso da tecnologia gel sense (à esquerda) com a tecnologia visco elástica (à direita) / Divulgação

Segundo Rafael Lima do Monte, da loja Sonomax, os produtos “com essa tecnologia são indicados a quem quem busca muito conforto e maciez”, diz.

Este conteúdo foi produzido em nome do anunciante F.A. Colchões, como parte do Plano 4k de marketing de conteúdo oferecido pelo Maringá Post. 

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.