Está procurando apartamento para alugar? Veja 10 dicas imperdíveis

  • Hoje em dia, os apartamentos são opções viáveis para quem procura imóveis para alugar. Tanto nos grandes centros urbanos quanto nas cidades do interior é possível encontrar apartamentos dos mais variados tipos.

    Quando o assunto são apartamentos para alugar, as opções não faltam. Há apartamentos grandes, ideais para famílias grandes, bem como há kitnets, adequados para solteiros ou casais sem filhos.

    Ao visitar um portal de imóveis, você vai encontrar várias alternativas de apartamentos para alugar, dos mais variados preços e tamanhos. É importante estar atento e analisar qual tipo é o mais indicado para você.

    Dicas para quem quer alugar um apartamento

    Devido a recente crise na economia brasileira, foi verificado que ocorreu uma significativa queda no preço do aluguel. Isso contribuiu para uma maior demanda por locações.

    Curitiba, uma das grandes capitais do país, apresenta opções distintas para quem almeja alugar um apartamento. Essa ampla variedade de apartamentos na capital do Paraná pode parecer, para algumas pessoas, um empecilho para escolher o apartamento ideal.

    Ou seja, diante de tantas possibilidades podem surgir muitas dúvidas. Porém, ao seguir alguns critérios, é possível escolher o apartamento ideal, sem susto e sem grandes dificuldades.

    Confira então abaixo algumas dicas que irão orientar você a encontrar o lugar perfeito para morar.

    1 – Levar em consideração o tamanho e a quantidade de cômodos

    Esse é um quesito básico para quem procurar um apartamento para alugar. O tamanho do apartamento, a quantidade e também a área dos cômodos, vai depender de uma série de fatores.

    Casais com filhos, ou até casais que pretendem futuramente ter filhos, devem levar em consideração essa questão do espaço.

    Por isso, o ideal é procurar por imóveis com quartos mais amplos, com sacadas mais espaçosas, enfim, com características que traga conforto para a família.

    Já quem é solteiro vai encontrar mais vantagens em um apartamento com dimensões menores e poucos cômodos, que não exigem grandes gastos com manutenção e organização.

    Hoje em dia, por exemplo, há a possibilidade de encontrar apartamentos de tamanho reduzido, como os no formato estúdio. A metragem deles é a partir dos 25m² e compreendem uma alternativa viável para quem almeja morar sozinho.

    2 – A localização ideal

    A questão do local é também outro fator importante que deve ser analisado na hora de locar um imóvel.

    É pertinente estar a par das características da região, sabendo quais os serviços você terá à sua disposição. Sendo assim, vale refletir a respeito de algumas questões:

    • Será que o apartamento está perto de mercados e demais centros comerciais?
    • É um imóvel próximo do meu local de trabalho?
    • É um apartamento localizado em um bairro de intenso movimento ou é um local mais silencioso?
    • E no caso de família com filhos, será que o apartamento é próximo da escola das crianças?
    • Caso não seja perto do colégio, quais então são os pontos de ônibus mais próximos?

    3 – O estado de conservação do imóvel

    Em qualquer situação é muito importante estar atento para o estado de conservação do local que será o seu lar.

    É importante analisar a estrutura da rede elétrica, dos encanamentos, entre outros quesitos estruturais.

    O estado das paredes, do teto e do piso também deve ser atentamente averiguado. Vale lembrar que uma escolha equivocada pode render no futuro uma série de prejuízos e incômodos.

    4 – O preço do imóvel

    Além de questões como localização e a infraestrutura adequada, o valor do imóvel também é um ponto que deve ser analisado.

    Na hora de alugar um apartamento, é importante estar ciente do que você possui em seu orçamento, evitando assim uma série de transtornos.

    Por isso é importante ver quais são os apartamentos, além de terem qualidade, são os mais compatíveis com a sua realidade financeira e de orçamento.

    5 – Os futuros gastos

    É relevante também pensar na questão dos gastos no dia a dia. Ao locar um imóvel, será necessário conciliar as despesas eventuais com o pagamento do aluguel.

    Por isso, o ideal em tal situação é, antes de alugar, efetuar um planejamento e colocar os seus gastos na ponta do lápis.

    Dessa forma o investimento terá mais segurança e você vai evitar possíveis apertos na hora de pagar o aluguel.

    6 – A presença dos animais de estimação

    Cães e gatos são companheiros inseparáveis para muitas pessoas. Porém alguns prédios e condomínios possuem regras em relação a presença de animais domésticos.

    Se você possui algum animal de estimação e pretende alugar um apartamento, é importante estar atento para o que o prédio determina.

    Animais geralmente precisam de espaço e analisar se o condomínio possui ambiente adequado ou área para pets é uma boa dica para manter o seu animal bem confortável com o novo imóvel.

    7 – Preste bastante atenção na documentação

    A questão dos documentos exigidos também deve ser levada em consideração.

    É preciso saber quais os papéis são necessários para efetuar o aluguel do imóvel.

    A documentação exigida pode mudar de alguma imobiliária para a outra, por isso é válido estar bem informado sobre o que é preciso.

    A dica é sempre procurar uma negociação menos burocrática possível, pois existem exigências que fogem do padrão e podem inviabilizar a negociação.

    8 – A importância das visitas em diferentes horários

    Ao demonstrar interesse por um apartamento, visite esse imóvel em horários diferentes da manhã e da tarde e possível, à noite.

    Dessa maneira você terá noções exatas sobre os momentos onde há mais iluminação do sol, barulhos excessivos e como é a rotina do local.

    Além disso, as visitas em horários diferenciados são úteis para indicar em quais instantes o movimento é mais intenso no bairro e na vizinhança.

    9 – Entenda as características da negociação

    O aluguel de um apartamento não se resume apenas a encontrar o imóvel da sua preferência. Existem algumas questões no processo de locação que devem ser compreendidas.

    Nesse caso, tanto o locador quanto o locatário possuem direitos e deveres envolvidos no assunto.

    Na dúvida sobre qualquer questão contratual, sempre consulte a legislação específica que neste caso é a Lei do Inquilinato.

    10 – Saiba como está a estrutura do prédio

    Além de saber se o apartamento apresenta boas condições, é importante saber se o prédio de uma forma geral também está bem conservado.

    Verificar como estão as áreas comuns, o hall de entrada, possíveis problemas estruturais e internos e também a garagem.

    Lembre-se que num condomínio, todos são corresponsáveis pela manutenção e pelas despesas ocasionais. Portanto, fique ciente disso ao procurar um novo apartamento.

    Conclusão

    Como pudemos ver, são vários os pontos que devem ser analisados antes de alugar um apartamento.

    Quando tais questões são analisadas com calma, você vai efetuar uma locação segura, garantindo assim um local para morar, sem transtornos e empecilhos.

    Se você considerou válidas essas dicas, compartilhe esse texto entre os seus amigos e contatos e continue conectado ao nosso portal.

    Comentários estão fechados.