A difícil arte de inovar

Quem nunca ouviu a célebre frase: “Nós precisamos inovar!!!”. No entanto, a pergunta que fica na cabeça da maioria dos profissionais que ouve essa frase  é “Como inovar?”.

Com os avanços digitais ocorridos nos últimos anos a inovação se tornou mundialmente democratizada. Todavia nem todos os setores conseguem ter produtos e/ou serviços que sejam inovadores, diferente do que ocorre com os aplicativos móveis e internet como um todo.

O especialista em negócios Gary Hamel nos traz dois tipos de ideias importantes sobre o ato de inovação dentro das empresas. Primeiro temos as ideias básicas e incrementais e segundo as ideias excêntricas e inúteis.

Enquanto consultor vejo no mercado equipes com ideias muito promissoras, no entanto por falta de amadurecimento e prototipagem da ideia muitas excelentes possibilidades, acabam se tornando superficiais, estreitas ou distorcidas.

Fatores que contribuem para a falta de maturidade e testagem da ideia acontecer é que muitas vezes os modelos não são realistas com a estratégia, ecossistema no qual a empresa está inserida.

Para criar inovação nas empresas, outro grande desafio precisa ser superado, que são as pessoas. Para criar grandes mudanças e rupturas organizacionais, é necessário mudar a forma de pensar das pessoas, quebrar paradigmas e romper com a forma padronizada de obtenção dos resultados.

Para a cultura de inovação começar a fazer parte da gestão do conhecimento de uma empresa podemos trazer juntos metodologias como o design thinking, e lean startup, modelo canvas de negócios e outras estratégias de inovação.

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