Não se deixe enganar por sua própria experiência

 

Convivendo com empresários (além de ser um também), comecei a entender que “experiência” pode prejudicar o desempenho de uma organização.

Excesso de confiança é uma armadilha frente aos desafios empresariais, tendo em vista que um profissional autoconfiante pode desconsiderar gestão de riscos para um negócio. O profundo conhecimento e experiência de um líder pode o tornar apático, bitolado e vulnerável na sua área de atuação.

Exemplo claro dessa questão foi em 1990 quando os executivos da Motorola tornaram-se tão obcecados com o aprimoramento da metodologia Seis Sigma que não perceberam a importância da mudança no setor para tecnologias digitais e depois sofreram queda drástica de competitividade.

Atualmente vemos grandes varejistas tendo dificuldades em competir com a Amazon porque focaram em design de lojas, mix de produtos etc e não se estruturam para o comércio online e marketplace.

Quando começamos a nos “achar” especialistas em algo precisamos abrir nossa mentalidade para o mundo de negócios cheios de oportunidade. Se considerar expert nisso ou naquilo ( e eu me incluo nisso) pode estreitar a nossa visão. Podemos nos tornar relutantes em admitir erros e falhas, o que pode dificultar o nosso desenvolvimento e a confiança das pessoas que estão próximas a nós.

Da maneira que tem mudado à dinâmica do mundo dos negócios, corremos o risco de ser ignorados ou substituídos por profissionais em ascensão, pessoas externas que estão dispostas a aprender coisas novas, ou até mesmo os algoritmos de inteligência artificial, que hoje já são capazes de executar tarefas de rotina mais rápido e melhor do que nós mesmos.

Confira 07 sinais que mostram que você caiu na armadilha da sua Experiência:

  1. Você não está familiarizado com as novas tecnologias ou abordagens de sua empresa;
  2. Quando alguém pergunta por que você ou a empresa que trabalha de determinada maneira, você responde “sempre foi assim”.
  3. Quando toma decisões, você foca no risco que suas opções impõem e não nas oportunidades que elas apresentam.
  4. Você descobre que colegas estão trabalhando juntos de maneira que lhe são pouco familiares.
  5. Você continua propondo as mesmas e velhas estratégias e táticas para resolver desafios.
  6. Você procura melhorar cada vez mais as velhas soluções em vez de ser o arauto de soluções completamente novas.
  7. Na sua empresa os Millennials saem de sua equipe mais rápido do que saem de outras equipes.

É importante sempre termos em mente que o conhecimento que nos levou ao sucesso pode nos fazer ir para o fracasso. Por isso, ter mente aberta e estar disposto sempre ao novo é preciso para analisar e equilibrar a influência do meio frente a competitividade empresarial.

 

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