Estratégias de Simples Implantação: O que é cascateamento de metas e como implantar na sua empresa?

Foto: Freepik / Vetor criado por @storyset

A palavra “estratégia” é muito utilizada no mundo empresarial, mas você sabe a sua origem e o que ela significa? A palavra vem do grego: stratègós: de stratos (exército) e ago (liderança).

Inicialmente, ela era utilizada como um termo militar que expressava a arte de coordenar a ação das forças militares, políticas, econômicas e morais implicadas na condução de um conflito, na preparação da defesa de uma nação ou comunidade de nações. Eu acredito que a estratégia é a arte de aplicar com eficácia os recursos de que se dispõe ou de explorar as condições favoráveis de que porventura se desfrute, visando ao alcance de determinados objetivos do seu negócio.

O planejamento estratégico é essencial para qualquer empresa que deseja estar sempre em constante crescimento e ser bem sucedida. “Por onde começar a implantar as estratégias?” Essa é uma das dúvidas que faz com que muitos empreendedores e empresários apenas deixem de lado essa parte do negócio por não saberem por onde começar a implantação.

Para começar a falar sobre metas vou utilizar um conceito que eu gosto e admiro muito, o do Professor Vicente Falconi, que desenvolveu o método do cascateamente de metas. Uma empresa, como qualquer profissional, precisa ter metas, principalmente se ela deseja crescer! Uma meta tem que ter um objetivo, um valor e um prazo.

O cascateamento de metas é muito interessante de ser trabalhado porque ele propõe levar os objetivos da empresa para a realidade, para o dia a dia e, assim, colocá-los em ações práticas para que toda a empresa e todos os colaboradores atinjam essas metas em conjunto.  Esse método de Gestão por Diretrizes, desenvolvido pelo professor Falconi, é perfeito para ser implementado em qualquer empresa e para o engajamento geral do quadro de colaboradores, uma vez que toda a empresa sabe para onde está indo, todos os colaboradores sabem qual é o seu papel e sua “mini” meta para que todos alcancem o campo macro.

Presidente, líderes, gestores, CEO e colaboradores, todos na empresa devem saber qual é a meta da empresa para atuarem alinhados com essa visão e produzindo entregas de alta qualidade.

Como implantar na sua empresa: um exemplo.

O líder, presidente ou CEO, deve avaliar os objetivos da empresa: qual é a meta de faturamento mensal/trimestral/semestral/anual? Isso tudo dependerá de qual lugar a empresa quer ocupar em um determinado espaço de tempo. Lembre-se: uma meta deve conter um objetivo, um valor e um prazo. Qual é o objetivo? É preciso investimento para alcançar esse objetivo (pode ser por exemplo investir nas redes sociais e alcançar um público maior)? Qual é o prazo para essa realização?

Essa análise sempre começa na parte de liderança da empresa e, só após esse momento de metas definidas, é possível desdobrar em metas menores e que serão distribuídas para os outros setores responsáveis, assim, essa metodologia possibilita que todos os setores trabalhem engajados para trazer os melhores resultados para a empresa.

Vantagens de implantar o cascateamento de metas.

1 – Engaja toda a empresa, desde a diretoria até o operacional, potencializando as entregas para que todos alcancem as metas estratégicas da empresa;

2 – Ajuda a estruturar o planejamento anual da empresa, dividindo os objetivos em espaços menores de tempo e reduz o grau de incerteza caso seja necessário negociar as metas em algum setor da empresa;

3 – É possível acompanhar as metas e criar planos de ação baseados no dia a dia da empresa, promovendo resultados satisfatórios para todos os colaboradores.

 

– Quer receber as notícias no seu WhatsApp? Clique aqui.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.