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Você já parou para pensar como o seu CEO? Essa pode parecer uma pergunta boba a princípio, mas eu tenho certeza que se todos os colaboradores pensassem como seus CEOS muitos desligamentos seriam evitados…
“Mas como assim, José Rodolfo?”, você deve estar se perguntando agora. Isso mesmo! Se todos os colaboradores pensassem como o CEO, muitos desligamentos e, aliás, muitos problemas seriam evitados. Por isso, antes de ser demitido, pense como um CEO.
O célebre livro “O que o CEO quer que você saiba” de um dos consultores executivos mais renomados do mundo, Ram Charan, é considerado um clássico dos negócios, com mais de 300 mil exemplares vendidos, este livro é como um MBA prático e conciso que aborda os fundamentos por trás do sucesso de qualquer empresa, seja desde uma barraca de frutas na feira, até as gigantes do mercado como Amazon, Netflix, Walmart, entre outras. Além disso o autor demonstra que os melhores CEOS têm em comum: a capacidade de reduzir a complexidade do negócio e focar na sua essência.
Consultor de alguns dos executivos mais bem-sucedidos do mundo. Charan ensina a importância de conhecer a fundo a empresa na qual você trabalha, compreendendo todas as etapas de produção e o papel que cada pessoa exerce nela. Essa compreensão é necessária não só para gestores, mas para colaboradores de qualquer nível hierárquico – afinal, quanto maior o lucro da empresa, maiores são as chances de crescimento profissional e retorno financeiro para todos.
O que todas essas empresas têm em comum? E o que um feirante ou vendedor ambulante tem em comum com os CEOS das maiores e mais bem-sucedidas empresas do mundo?
Embora os negócios sejam completamente diferentes, seus tamanhos, áreas de atuação e públicos, isso não é relevante porque Ram Charan nos apresenta os quatro ensinamentos e mistérios de como funciona qualquer negócio lucrativo, fazendo com que o leitor compreenda como as empresas realmente ganham dinheiro.
A principal mensagem do livro é que todas as empresas são iguais, elas têm quatro grandes áreas que os CEOS ou que alguém encarregado precisa se preocupar para garantir o sucesso do empreendimento: 1) a sua base de clientes; 2) geração de caixa; 3) retorno sobre o capital investido e 4) crescimento do negócio.
Por que você deve entender esses quatro principais pontos? Eu preciso ser sincero… muitas pessoas acham que ser CEO é fácil, que é um status glamoroso dentro da empresa, ou que você é bem-sucedido em tudo o que faz, você se torna um exemplo para as pessoas e, é claro que tem o seu lado bom, mas ninguém fala sobre as dores de ser um CEO, sobre os medos, incertezas, a insônia por pensar que se o negócio fracassar, você é responsável pelo salário de vários colaboradores e, também, pela reputação da empresa.
Ser CEO não é tão simples e muito menos fácil, como as pessoas pensam; várias vezes já tive que passar pela terrível experiência de demitir um colaborador porque ele não estava produzindo como o esperado, porque ele havia “decepcionado” as expectativas, ou porque eu percebi que, obviamente, ele não se identificava com a cultura da empresa, entre outros. Isso aconteceu inúmeras vezes durante a minha carreira no RH. Só quem já passou por essa situação sabe o quão frustrante ela é, não só para o colaborador, mas também para nós.
Quando eu digo que você deveria pensar como um CEO antes de ser demitido, quero te incentivar a buscar ser o melhor colaborador que você pode, com as ferramentas que você tem hoje! Portanto, se você deseja e almeja um progresso na sua carreira, a forma mais rápida e eficaz é ajudar o CEO a fazer o que ele precisa fazer para crescer a empresa como um todo.
Antes de ser demitido por falta de produtividade, pense como um CEO, pense nas quatro áreas centrais da empresa, 1) a sua base de clientes; 2) geração de caixa; 3) retorno sobre o capital investido e 4) crescimento do negócio, e se você pode fazer algo para otimizar esses processos, ou se você tem uma sugestão para melhorar os processos da empresa e entregar mais valor para os clientes, aumentar o retorno sobre investimento, ajudar na geração de caixa ou no crescimento do negócio.
Entender o funcionamento das empresas é essencial para os colaboradores que desejam assumir altos cargos de liderança, para além disso, todos os setores e pessoas da empresa colherão bons frutos e benefícios se as performances das quatro áreas melhorarem.
Não importa qual cargo você ocupa, você precisa conhecer o negócio do qual você faz parte e entender qual é o seu papel na empresa, os melhores colaboradores são aqueles que, independente do cargo que ocupam, buscam conhecer em detalhes a empresa na qual trabalham e compreender o seu funcionamento como um todo.
Outro ponto importante que eu gostaria de passar para qualquer colaborador é que cada um deve correr atrás do seu desenvolvimento, instrução e visibilidade, faça suas próprias oportunidades na empresa, isso auxilia na progressão da sua própria carreira, ainda mais se você conseguir auxiliar o crescimento da empresa em que trabalha sabendo o que o CEO quer que você saiba.
Antes de ser demitido, pense como um CEO: como ser rentável, manter a excelência e entregar aos clientes o que desejam?
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