Em uma mentoria com um empresário, que respeito e admiro muito, ele me perguntou: José Rodolfo, o que você acredita que é responsável por uma empresa de sucesso?
Durante muito tempo eu ouvi que “a propaganda é a alma do negócio”, depois as pessoas decidiram mudar: “o segredo é a alma do negócio”. Com a visão que tenho hoje, posso dizer que discordo das duas afirmações!
A propaganda não é mais o centro do negócio, ela se tornou uma ferramenta, uma forma de alcançar, atrair e conectar o público-alvo das mídias digitais com a empresa. Já o segredo, por muito tempo foi a fonte de sucesso da Coca-Cola, “a fórmula secreta” que chamava atenção, mais importante que isso era que a empresa não vendia um simples refrigerante, vendia: momentos alegres em família ou com os amigos, um natal harmonioso e abençoado.
Quem não se lembra do slogan “Abra a sua felicidade?”. Os anos passaram, a tecnologia evoluiu, mas a alma da Coca-Cola não mudou, a de levar alegria para as pessoas em todos os momentos.
Após conhecer a Constelação Sistêmica e estudar sobre as novas formas de consumo, para mim a ALMA do negócio é o segredo e ela é responsável por uma empresa de sucesso. Atualmente, as pessoas desejam mais do que comprar um produto e receber em sua casa, elas querem ALMA, um propósito, conexão com as empresas e as marcas – nesse sentido posso até citar o sucesso da Lu, a influenciadora virtual do Magazine Luiza, que tem mais de 5 milhões de seguidores nas redes sociais.
No livro A alma do negócio, o autor Jan Jacob Stam faz uma reflexão muito interessante que você, empreendedor, também precisa ter e levar para o seu negócio:
“Como sistema, uma organização existe a partir de várias partes: das pessoas que lá trabalham, dos clientes, dos produtos e serviços, do objetivo de muitos outros elementos”
O ser humano é o início, meio e fim de qualquer empresa, porque ela é feita por e para pessoas, o empreendedor é o início, os colaboradores são o meio e o fim é o cliente, que você tanto deseja encantar.
E por que a ALMA é o segredo do negócio? Primeiramente, devemos lembrar que a coisa mais importante na sua história é você! Olhando sob o prisma do empreendedorismo, de propósito, inovação etc., não podemos falar de empresas sem falar dos seus criadores, a sua alma está no seu negócio.
Somente quando colocamos a alma no negócio enxergamos as pessoas; a humanização na empresa, no ambiente de trabalho, na gestão e até mesmo na venda, deve ser o foco de toda empresa.
A alma do negócio pode ser vista como a razão daquele negócio existir, também são os valores, princípios e os ideais que alimentam a empresa, desde a sua criação até o seu momento atual no mercado.
Quanto da sua alma você está colocando no seu negócio hoje? Será que o seu propósito está realmente alinhado com o que a sua empresa entrega para os seus colaboradores e clientes?
A parte maravilhosa das Constelações Organizacionais é que elas são úteis no esclarecimento de várias dúvidas, inclusive da pergunta “O que está acontecendo aqui nessa organização, nesse sistema?” A partir dessa análise também podemos questionar sobre a alma do negócio e identificar diferentes possibilidades ou desenvolvimento alternativos para aplicar na organização.
Você já sabe qual é a alma do seu negócio? Qual é o efeito dessa alma/propósito na sua empresa e qual é a importância desses efeitos? Nesta pergunta você pode pensar nos colaboradores e como eles são incentivados. Os clientes conhecem essa alma, a empresa deixa claro?
Se você deseja ter sucesso e não tem em mente o seu propósito e a alma do seu negócio, provavelmente está causando pouco efeito nos resultados que entrega para o cliente, e, por isso, não consegue evoluir como você gostaria.
Que tal colocar como meta de 2022 descobrir a alma da sua empresa e colocar em prática em todos os níveis, desde os colaboradores até o cliente final?
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.