Humildade profissional, precisamos dela para crescer

Por: - 22 de novembro de 2021

De acordo com pesquisas recentes da neurociência e da psicologia, os profissionais dentro das empresas não gostam de pedir ajuda aos seus colegas.

Isso ocorre devido às ameaças sociais envolvidas, como: incertezas, risco de rejeição, potencial queda de status e inerente à abdicação da autonomia. Tem-se consolidado que no ambiente profissional precisamos estar dispostos a demonstrar toda a nossa expertise, competência e confiança. E pedir ajuda pode ir contra essa falsa consolidação.

Mas no mundo pós-pandemia é impossível crescer na carreira sem a ajuda dos outros. As empresas mudaram muito as suas práticas de gestão nos últimos 20 meses. Equipes interdepartamentais, técnicas ágeis de gestão de projetos, estruturas matriciais ou que minimizam a hierarquia, home office etc.

Com culturas corporativas cada vez mais colaborativas, se exige dos profissionais em equipe cooperação, ajuda de gestores, colegas e funcionários. 

Muitos profissionais me questionam como podem pedir ajuda de modo efetivo? Acredito sempre que o primeiro passo é superar a resistência em pedir ajuda. De acordo com um estudo suíço realizado em 2017 às pessoas que prometem gastar uma pequena quantia do seu tempo ajudando os outros, por menor que seja, se sentem mais felizes do que as que planejam satisfazer apenas a si mesmas.

O segredo de um pedido de ajuda em equipe é fazer com que a solicitação seja bem sucedida e recaia sobre os benefícios do ato. Para isso a construção de alianças é de grande valia, pois evoca a necessidade humana inata de se sentir parte de círculos sociais de apoio. Quando criamos senso de alianças destacamos experiências ( nossas e do outro), percepções, pensamentos e sentimentos mútuos.

Aqueles que vão te ajudar precisam saber que você precisa de ajuda. Estamos vivendo hoje um período em que as pessoas, via de regra, estão preocupadas com seus próprios afazeres. Por isso precisamos ser claros sobre no que e porquê precisamos de ajuda.

Quando você se vê em uma situação que requer ajuda, lembre-se de que as pessoas estão dispostas a te ajudar. Ajudar o outro traz à tona nossos melhores sentimentos.

- Quer receber as notícias no seu WhatsApp? Clique aqui.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.