Convivendo com empresários (além de ser um também), comecei a entender que “experiência” pode prejudicar o desempenho de uma organização.
Excesso de confiança é uma armadilha frente aos desafios empresariais, tendo em vista que um profissional autoconfiante pode desconsiderar gestão de riscos para um negócio. O profundo conhecimento e experiência de um líder pode o tornar apático, bitolado e vulnerável na sua área de atuação.
Exemplo claro dessa questão foi em 1990 quando os executivos da Motorola tornaram-se tão obcecados com o aprimoramento da metodologia Seis Sigma que não perceberam a importância da mudança no setor para tecnologias digitais e depois sofreram queda drástica de competitividade.
Atualmente vemos grandes varejistas tendo dificuldades em competir com a Amazon porque focaram em design de lojas, mix de produtos etc e não se estruturam para o comércio online e marketplace.
Quando começamos a nos “achar” especialistas em algo precisamos abrir nossa mentalidade para o mundo de negócios cheios de oportunidade. Se considerar expert nisso ou naquilo ( e eu me incluo nisso) pode estreitar a nossa visão. Podemos nos tornar relutantes em admitir erros e falhas, o que pode dificultar o nosso desenvolvimento e a confiança das pessoas que estão próximas a nós.
Da maneira que tem mudado à dinâmica do mundo dos negócios, corremos o risco de ser ignorados ou substituídos por profissionais em ascensão, pessoas externas que estão dispostas a aprender coisas novas, ou até mesmo os algoritmos de inteligência artificial, que hoje já são capazes de executar tarefas de rotina mais rápido e melhor do que nós mesmos.
Confira 07 sinais que mostram que você caiu na armadilha da sua Experiência:
- Você não está familiarizado com as novas tecnologias ou abordagens de sua empresa;
- Quando alguém pergunta por que você ou a empresa que trabalha de determinada maneira, você responde “sempre foi assim”.
- Quando toma decisões, você foca no risco que suas opções impõem e não nas oportunidades que elas apresentam.
- Você descobre que colegas estão trabalhando juntos de maneira que lhe são pouco familiares.
- Você continua propondo as mesmas e velhas estratégias e táticas para resolver desafios.
- Você procura melhorar cada vez mais as velhas soluções em vez de ser o arauto de soluções completamente novas.
- Na sua empresa os Millennials saem de sua equipe mais rápido do que saem de outras equipes.
É importante sempre termos em mente que o conhecimento que nos levou ao sucesso pode nos fazer ir para o fracasso. Por isso, ter mente aberta e estar disposto sempre ao novo é preciso para analisar e equilibrar a influência do meio frente a competitividade empresarial.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.