O empresário brasileiro atualmente vive desafios nunca antes visto na história dos negócios. São desafios em relação a perpetuação da empresa frente o mercado no qual atua, desafios com mão de obra e retenção, desafios em relação a evolução do comportamento humano, desafios no como trazer o avanço do mundo tecnológico para a cultura da empresa e principalmente desafios nas esferas jurídicas que podem ou não comprometer a perenidade dos negócios atuais.
No ano de 2019 uma empresa Brasileira foi reconhecida como uma das mais éticas companhias do mundo pelo Ethisphere Institute, líder global na definição de padrões para práticas éticas nos negócios. E adivinhem qual foi essa empresa? Claro, só podia ser ela a NATURA!
E porquê trazer a NATURA como referência nesse artigo? Porque os empresários têm muito a aprender com essa empresa!
Precisamos lembrar que o comportamento antiético em uma organização, cobra preço significativo das empresas, prejudicando a reputação e o moral dos funcionários, aumentando assim os custos regulatórios, sem mencionar o dano mais amplo à confiança geral da sociedade nos negócios.
O primeiro aprendizado que podemos já ter nesse conceito com a NATURA é que a organização se destaca pela participação ativa em instituições ligadas à ética e na difusão dos princípios entre os colaboradores. De acordo com o Presidente da Natura e CEO do grupo Natura & Co para a América Latina, João Paulo Ferreira, essa conduta da organização está na preocupação em adotar práticas responsáveis e éticas em todos os níveis da organização.
E a primeira pergunta que eu faço a você leitor é: Quais práticas responsáveis e éticas existem hoje em sua empresa para cada nível desta estrutura? Como elas são cascateadas?
Em relação a construção do conceito de ética, o empresário precisa pensar sobre ela não apenas como questão de crença, mas também como problema de design. Temos quatro aspectos críticos que precisam ser abordados quando projetamos uma cultura ética que são: valores explícitos, pensamentos durante a tomada de decisão das pessoas, incentivos e normas culturais.
No primeiro aspecto, que são os valores explícitos, é preciso que estratégias e práticas estejam ancoradas em princípios claramente definidos que possam ser compartilhados amplamente dentro da empresa. Junto com uma declaração de missão bem elaborada e usada corretamente.
No segundo aspecto de pensamentos durante a tomada de decisão, conhecendo o que é aceito e o que não é aceito dentro dessa cultura, antes de tomar uma decisão é pensado primeiro dentro do código de princípios e| ou valores da organização, para depois verbalizar a orientação para ação. Com essa prática internalizada os lapsos éticos se reduzem, trazendo a essência cultural para o centro das tomadas de decisão.
No terceiro aspecto de incentivos, precisamos construir e alinhar recompensas com resultados éticos, para isso é preciso ter programas de incentivo que ofereçam recompensas dos mais variados tipos. Junto com a realização de um trabalho significativo que cause impacto positivo gerando respeito e valorização do esforço. Além de alinharmos incentivos financeiros com os resultados desejados, empresas éticas fornecem oportunidades explícitas para beneficiar outras pessoas e recompensar as que fazem isso com reconhecimentos, elogios e validação.
No último e quarto aspectos sobre normas culturais, é preciso trabalhar a construção de que exemplo vem de cima e vem do meio também, ou seja independente da hierarquia todos devem seguir, vivenciar e respeitar o padrão cultural da empresa. Para construirmos normas culturais éticas precisamos nos centrar em referências éticas ou seja pessoas dentro ou fora organização que colocam as suas declarações de missões em prática e seus comportamentos de maneira exemplar.
Na construção desse artigo caro leitor eu tomei como referência a NATURA pois essa empresa é para mim enquanto empresário referência em qualquer assunto que seja sobre cultura ética e inspiradora!!!
E para você qual é o profissional dentro da sua empresa ou empresa no mercado que te inspira a construir uma cultura ética? E o que você precisa fazer hoje para construir essa cultura em sua empresa?
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.