Como ser um Líder de Sucesso?

Por: - 25 de julho de 2021

O trabalho de um líder é muito complexo, pois envolve tarefas relacionadas tanto a gestão de pessoas quanto a gestão de resultados, portanto exigem habilidades e competências diferentes de uma mesma pessoa. É muito difícil encontrar um funcionário preparado para liderança que possua essas duas características em primeiro momento.

Portanto, um líder de sucesso deve possuir capacitação, experiências e competências técnicas condizentes com sua função, bem como competências comportamentais, pois um líder precisa ter uma relação humanizada com sua equipe, contratar as pessoas certas para os lugares certos, identificar as melhores qualidades de cada membro da equipe e aloca-los nas tarefas correspondentes, identificar os gaps de competências e promover o desenvolvimento das pessoas, direcionar as pessoas, delegar tarefas, dar e receber feedback construtivo, entre outras funções.

Infelizmente, muitas empresas ainda promovem ótimos colaboradores na área técnica para cargos de liderança, devido uma deficiência no modelo de plano de carreira implantado, mas não basta saber tudo sobre a empresa e seus processos, é necessário também gerir pessoas. Um líder ruim pode gerar muitos prejuízos para uma empresa, como, por exemplo, aumento da rotatividade e absenteísmo, redução da produtividade, criação de um clima organizacional ruim, processos por assédio moral, acidentes de trabalho, aumento das doenças ocupacionais, entre outros.

Analisando a realidade das empresas na atualidade podemos destacar alguns dos principais problemas relacionados aos líderes, como a dificuldade para transmitir conhecimento, pois eles têm medo de perder o poder que a detenção do conhecimento falsamente oferece. Também existem os líderes com pouca habilidade para envolver a equipe na cultura da organização, muitas vezes porque ele não compreende o modo de ser da empresa.

Problemas ao oferecer feedback, em especial quando o feedback é negativo, é uma falha recorrente entre os líderes, pois eles não sabem como abordar o assunto sem ofender os membros da sua equipe, ou fazem o feedback de qualquer jeito transformando uma estratégia de desenvolvimento de pessoas em um instrumento de assédio moral. 

Ou ainda, a falta de confiança, lembre-se que para uma liderança dar certo é necessário criar uma relação de confiança entre o líder e os liderados, quando um líder não confia na sua equipe não consegue delegar tarefas, fica desconfiado da capacidade dos subordinados e centraliza tudo nele. Também existe a situação inversa, quando os liderados não confiam no líder, eles sentem medo e insegurança, perdem o respeito, não realizam as tarefas de acordo com o solicitado, são insubordinados, entre outros, nesse caso, o líder não representa uma referência para seus liderados.

Encontrar um líder não é uma tarefa fácil, nesse sentido as empresas precisam investir em formação e desenvolvimento de líderes internamente. Pare e pense, contratar um líder com experiência e sucesso na concorrência poderia ser uma ótima solução, né? Mas, pode gerar muitos custos e conflitos devido as diferenças culturais entre as empresas. 

Diante disso, preparar colaboradores que tem perfil para os cargos de liderança pode gerar mais sucesso, lembre-se que pessoas já inseridas na cultura organizacional, conhecem os processos e funcionamento da empresa, entre outros detalhes. 

 

- Quer receber as notícias no seu WhatsApp? Clique aqui.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.