Saiba porque o valuation para empresa de TI é tão importante

valuation para empresa de TI

Normalmente o valor de uma empresa de TI é determinado pelo valor de seus ativos intangíveis . O valuation para empresa de TI pode pode concretizar esse valor por meio de metodologias próprias de avaliação de empresas, por exemplo, Fluxo de Caixa Descontado Livre ou a Avaliação Relativa por Múltiplos.

Elas consideram projeção do fluxo de caixa ou fazem comparações de valor de mercado, a partir de indicadores, como o EBITDA, por exemplo.

Mesmo que a empresa de TI seja uma startup é possível saber seu valor. Isso se faz por meio da adaptação de métodos tradicionais de valuation associados a outros mais específicos, como Método Chicago.

Até mesmo a marca, considerado um dos principais ativos intangíveis das empresas, pode ser avaliada. Igualmente utiliza-se o casamento de metodologias para a Avaliação de Marcas (Brand Valuation).

 

Por que o valuation para empresa de TI é importante ?

Por vários motivos. O primeiro deles é justamente para tornar objetivo o valor da empresa, considerando que normalmente está baseado em ativos intangíveis. O valuation nesse caso, permite:

  • Persuadir investidores a farem aportes financeiros na empresa, por meio da apresentação de dados convincentes sobre seu valor;
  • Vender ativos
  • Acompanhar crescimento da empresa, mensurando periodicamente o seu valor;
  • Comprar ou vender a empresa ou algum software desenvolvido, aproveitando o aquecimento desse mercado;
  • Fazer uma fusão equitativa com outra empresa do mercado para expandir.

Além disso, naturalmente se aplica o valuation para empresa de TI em outros casos tradicionais. Entre eles está, por exemplo, a divisão societária ou por motivo de herança. Esses casos em que o valuation também ajuda porque dá equidade ao processo e diminui as dificuldades em situações conflitantes.

Em outras situações, o valuation também pode ser usado para obter benefícios em instituições bancárias. E, a depender do método escolhido, também pode apresentar ideias sobre como aproveitar melhor o potencial da empresa e do mercado.

Há muita gente que tem dúvida sobre o grau de precisão do valuation no que diz respeito à determinação do valor. As metodologias são aplicáveis justamente por isso e, normalmente, o que se apresenta é uma faixa de valor que vai desde um cenário otimista até um menos favorável.

Quer falar mais sobre oportunidades nesse segmento, escreva-nos ? 

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Dejair Baptista de Paula Jr, é sócio-fundador da D&R Negócios Empresariais. Desde 2006, realiza intermediação de fusões e aquisições (compra e venda de empresas) e avaliação de empresas (valuation). Adora atualizar-se e estudar. Tem MBA em Gestão Empresarial pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), em Gestão Financeira pela Unicesumar e cursos em sua área de atuação na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Sua experiência profissional envolve vários assuntos estratégicos para os empresários e seus negócios, como:
- Caminhos para mensurar o valor de uma empresa no mercado e os caminhos por meio dos quais ela pode valer mais;
- Maneiras de saber se é o momento certo de vender e/ou de encontrar a empresa certa para investir;
- Estratégias para garantir segurança, eficiência e preço justo em uma negociação de compra e venda de empresas;
- Meios de garantir equidade e proporcionalidade em operações de fusão de empresas;
Mas, muito além disso, a convivência estreita com os empresários lhe garante proximidade com suas demandas, necessidades, expectativas, estratégias... O objetivo desse blog é justamente tratar sobre todos esses assuntos que compõem o Mundo dos Negócios.
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