Cinco tendências da área de alimentação para você alavancar sua empresa

Por: - 20 de junho de 2018
Cinco tendências da área de alimentação para você alavancar sua empresa

Dentro do segmento de alimentos e bebidas, o setor que mais cresce é o de Food Service, que engloba bares, restaurantes, padarias, hotéis, sorveterias etc. Atualmente, representa cerca de 33% do mercado, segundo declaração de Rafaela Natal, consultora de Food Service da AGR Consultores e Membro do Grupo Técnico da Associação Nacional de Restaurantes, à revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios. Ainda segundo ela, a expectativa é que o food service represente 40% do gasto total com alimentos e bebidas dentro de dez anos. Esse segmento próspero dentro da área de alimentação tem tendências claras para os próximos anos. Naturalmente, conhecê-las é fundamental para empresários do setor ou para quem pretende investir no ramo.

Cinco tendências da área de alimentação para você alavancar sua empresa O crescimento do segmento de comidas saudáveis é uma das principais delas. Esse mercado movimentou R$ 93,6 bilhões em vendas no país em 2017 e nos colocou em quinto lugar no ranking mundial.

De fato, “Saudabilidade e bem-estar” é um dos itens que aparece como tendência na publicação “Brasil Food Trends 2020” (“Tendências Alimentares Brasileiras 2020”, em tradução livre). O documento é fruto de uma pesquisa realizada a partir de entrevistas com moradores das capitais do país. A iniciativa de elaboração foi do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) e a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

O brasileiro está disposto a pagar mais por alimentos que apresentem maior valor nutricional.

Quatro em cada cinco brasileiros garantem que investiriam mais para ter esse benefício, segundo relatório Tendências Mundiais de Alimentação e Bebidas 2017 da agência de pesquisa Mintel. Sendo assim, investir em cardápios com essas características e em embalagens que destaquem os benefícios dos alimentos são cuidados importantes para os empresários do setor.

Cinco tendências da área de alimentação para você alavancar sua empresaOutro desafio importante às empresas da área é que as alternativas saudáveis sejam também saborosas. Ser nutritivo e gostoso nem sempre é fácil, mas é outro ponto essencial. Isso porque obter prazer alimentar também integra as tendências do setor até 2020 e aparece no item “Sensorialidade e prazer” do relatório “Brasil Food Trends”. O interesse pelas artes culinárias e experiências gastronômicas alavanca o segmento dos produtos gourmet e premium. Esses principalmente dedicados à população de mais alta renda ou consumidores emergentes.

Em reforço a esse diagnóstico, Sergio Molinari, consultor que ajuda pequenas e médias empresas de food service a se preparem para o futuro, apontou características do mercado de alimentação no PEGN Labs, evento com empresários do setor de alimentos, promovido pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios em São Paulo agora em junho. Para ele, os  empresários devem ficar atentos a pontos como:

  • Investimento na sofisticação das marcas: tanto na estrutura dos estabelecimentos, quanto nas receitas;
  • Atenção para as receitas saudáveis e uso de ingredientes orgânicos;
  • Modificação constante para ser notado pelo cliente, como tem feito grandes marcas a exemplo de McDonald’s e Subway;
  • Investimento em inovações tecnológicas;

Quanto a esse último item, o evento também estimulou discussões sobre a importância de qualificar o atendimento via Internet, considerando que essa é uma rede de pessoas.

Confira as outras macrotendências para o setor de alimentação segundo o “Brasil Food Trends 2020”:

3.Conveniência e praticidade:

Destacam-se empresas com oferta de produtos/serviços que poupem tempo e esforço por parte dos consumidores. São exemplos: produtos delivery, refeições prontas, semi-prontas, e para preparo em micro-ondas, etc.

4.Confiabilidade e qualidade:

Cinco tendências da área de alimentação para você alavancar sua empresaO investimento em selos de qualidade e certificados de gestão de qualidade são atrativos para o consumidor. Informar suas boas práticas de fabricação e controle de riscos nas embalagens é fator de credibilidade para as marcas. Quanto mais bem-informado, mais se preocupa com a origem e o tipo de processamento do produto.

Cinco tendências da área de alimentação para você alavancar sua empresa5.Sustentabilidade e ética:

Os hábitos de consumo passam a ser influenciados pela preocupação com causas sociais e meio ambiente. Logo, as marcas chamam a atenção por suas práticas de promoção do meio e das comunidades a que estão ligadas. Se oferecem produtos de origem bovina, por exemplo, deverão comprovar que não estão associados a maus tratos com animais. Se atuam com comunidades de pequenos agricultores, serão muito valorizadas as iniciativas para promovê-las e não explorá-las.

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