Advogados aprovam, elogiam e destacam as vantagens da votação online

votação online
Compartilhar

O PSDB se queimou, se atrasou, virou meme e provocou até uma dissenção desmedida e desnecessária por não conseguir fazer a votação de suas prévias via internet. Já a seção paranaense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) comprovou que votação online é o futuro, fácil, barata, ao alcance de todos e ágil. O resultado da votação que elegeu a chapa XI de Agosto foi divulgado apenas alguns minutos após o encerramento do horário para votar. E tudo indica que ninguém contestará a eficiência do aplicativo.

Advogados e advogadas com maior tempo de inscrição na OAB Paraná e que já participaram das votações presenciais em eleições anteriores aprovaram a opção pelo voto virtual. A advogada Sirley Gurgel Bezerra Cagnin, de Arapongas, destaca a praticidade do novo sistema. “Achei bem interessante o fato de as eleições serem on-line. O processo fica bem mais prático e rápido. Os colegas com quem tenho conversado também gostaram da ideia”, atesta ela.

Quem vive longe da seccional e das subseções teve um ganho de tempo ainda maior com o voto remoto. “A votação on-line facilitou demais. Agora só não vota quem não quer, pois todos os advogados — ou a absoluta maioria —  hoje trabalha on-line. Achei a iniciativa excelente e espero que isso seja seguido para as demais eleições, não só na OAB. Mesmo nas eleições gerais, se todos os cidadãos pudessem se certificar para garantir autenticidade do voto, isso facilitaria muito, inclusive para a apuração e a checagem. O voto on-line torna mais preciso o processo eleitoral. Parabenizo a Ordem pela iniciativa. Ela favorece demais a advocacia, sobretudo no interior para os que antes precisavam fazer um grande deslocamento para votar, como é meu caso”, diz Clóvis Roberto de Paula, de Faxinal, cidade abrangida pela subseção de Ivaiporã.

Para a advogada curitibana Beatriz Dranka da Veiga Pessoa a votação on-line é prática. “Sem dúvida ficou mais fácil. Senti falta das visitas dos candidatos aos escritórios, em virtude da pandemia. Na verdade, gosto da movimentação dos candidatos e de encontrar os amigos no dia da eleição”, explica. A falta de contato presencial também é citada pelo advogado Silvio Dias, de Curitiba. “Por um lado, você sente a falta de encontrar velhos amigos e conhecidos presencialmente, como nas eleições passadas. Mas por outro, há grandes vantagens. Ficou muito mais fácil participar no modo on-line. O processo é simples, seguro e nos possibilita votar no local que estivermos, seja no tradicional escritório ou no já usual home office, ou até em deslocamento. Basta um rápido clique e cumprimos com nosso papel, participando desse momento tão importante para toda nossa classe”, destaca. (com Assessoria)


Compartilhar

Autor

Notícias Relacionadas