Eleita com quase 60% dos votos, Marilena Winter será a primeira mulher a presidir a OAB do Paraná

Marilena Winter
Compartilhar

Com quase 60% dos votos válidos, a chapa XI de Agosto venceu a eleição da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Paraná e isto faz da advogada Marilena Winter a primeira mulher a presidir a seção paranaense da OAB.

A eleição aconteceu em todo o Estado nesta quinta-feira, com votação pela internet e presencialmente nas instalações da Ordem.

Com a eleição da XI de Agosto, em Maringá foi eleito para a presidência da subseção o advogado Eder Fabrilo Rosa.

No total, a chapa liderada por Marilena recebeu 59,68% dos votos válidos. A chapa Algo Novo, do advogado Marcelo Trindade de Almeida, recebeu 28,30% dos votos e a chapa Artigo 5º, liderada por Rômulo Quenehen, teve 12,01% dos votos.

Marilena Winter
Marilena Winter, Marcelo Trindade e Romulo Quenehen foram os candidatos à presidência da OAB-PR nas eleições desta quinta-feira (Foto: divulgação)

A seccional tem 57 mil advogados aptos a votar e desses, 49 mil votaram nesta quinta-feira.

A nova diretoria será composta também pelos advogados Fernando Estevão Deneka, eleito vice-presidente, Henrique Gaede, que será o secretário-geral, Roberta Santiago Sarmento, como secretária geral adjunta, e Luiz Fernando Casagrande Pereira, eleito tesoureiro.

Momento histórico para a OAB do Paraná

O resultado começou a ser divulgado poucos minutos após o encerramento da votação, às 18h, com a apuração dos votos das subseções e por último da seccional. Também foram eleitas as novas diretorias e conselhos das subseções.

“É uma vitória emocionante do grupo XI de Agosto, coroa o trabalho que vem sendo realizado pelo presidente Cássio Telles nesta gestão, e principalmente marca um momento histórico. A OAB do Paraná sai na frente e muda a história, elegendo pela primeira vez uma mulher”, comemorou a presidente eleita Marilena Winter.

marilena winter
Comemoração dos vitoriosos ao final da contagem dos votos Foto: OAB-PR

O presidente Cássio Telles disse que esta foi uma grande festa da democracia. “Ficamos felizes com o sucesso do pleito eleitoral, do comparecimento extraordinário dos eleitores”, comentou. Para Telles, a votação on-line foi absolutamente exitosa.

“Cumprimento os candidatos. A advocacia realmente pôde analisar e escolher. Daqui para frente são todos lutando pela melhoria das condições de trabalho da advocacia, mas sobretudo lutando para que a população tenha mais acesso à justiça”, completou.

O vice-presidente eleito, Fernando Deneka, representa a advocacia do interior. “Trabalhamos muito nesta eleição, tanto no interior quanto na capital, para valorizar o trabalho que vem sendo feito. Sempre sabemos que a reeleição de um grupo é difícil, mas ter essa votação expressiva de quase 60% dos votos válidos mostra que estamos no caminho certo”, afirmou Deneka.

Quem é Marilena Winter

A mulher que vai presidir a OAB Paraná nos próximos dois anos é nascida em União da Vitória, no interior do Paraná.

Marilena Indira Winter é graduada em Direito pela Universidade Federal do Paraná, Mestre e Doutora em Direito das Relações Sociais pela Universidade Federal do Paraná. Atua como procuradora do município de Curitiba desde 1992.

Ela é membro do Instituto dos Advogados do Paraná e professora de Direito Civil da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Na OAB Paraná foi conselheira e secretária-geral, participou de comissões e atualmente exerce a função de vice-presidente da seccional.


Compartilhar

Autor

Notícias Relacionadas