Coloração pessoal: a trend do Instagram que mostra os efeitos das cores no rosto

Se você é frequentador assíduo das redes sociais, já deve ter visto por aí vários vídeos curtos do Instagram mostrando como algumas cores reagem próximas ao rosto -coloração pessoal-, deixando mais bonito, ou evidenciando manchas e linhas. Apesar do teor sensacionalista destes reels (que se aproveitam muito de como a câmera do celular se adapta à iluminação), essa técnica existe, é aplicada por consultoras de imagem e personal stylists, e graças ao Instagram a procura por esse serviço aumentou consideravelmente.

O sucesso da coloração pessoal é recente, mas a técnica é bem mais antiga. Foi na década de 40 que Suzanne Caygill identificou 32 tipos de cor de pele, e com base nisso desenvolveu um método de classificação dessas tonalidades usando como referência as quatro estações do ano – por isso ficou conhecido como método sazonal. 

Hoje no Brasil, a variação mais usada na técnica de coloração pessoal é o que chamamos de método sazonal expandido. A análise leva em conta a paisagem do rosto – considerando não só a pele, mas também cor do cabelo e dos olhos – e suas semelhanças com as paisagens naturais em cada estação do ano. 

O teste de coloração é feito por comparação entre as cores, para descobrir quais características cromáticas harmonizam melhor com essa paisagem de cada um. Em alguns casos há, sim, diferenças gritantes no viço e na homogeneidade da pele, mas em geral, os resultados são bem mais sutis do que aqueles que vemos nos vídeos do Instagram. Então, sim, pode ser que azul deixe suas olheiras menos evidentes que o laranja, mas definitivamente não vai sumir com elas.

Tudo que populariza muito rápido traz consigo também alguns problemas, e nesse caso há o risco de cair na mão de um profissional com a formação defasada ou sem o conhecimento necessário para aplicar a análise.

A minha recomendação é que, se você tiver interesse em comprar esse tipo de serviço, cheque bem a formação do profissional que pretende contratar, o material que ele usa no teste e se ele já tem uma experiência considerável na área – assim você evita ser passado para trás e jogar dinheiro  fora

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.