Valéria: como a série espanhola explora estilos para construir a personalidade das protagonistas

 

 

Quatro amigas, quatro personalidades diferentes, e por consequência, figurinos que refletem a essência de cada uma. Eu poderia estar falando de Sex and the City, mas essa também é a fórmula do enredo da série espanhola Valéria, da Netflix. A trama gira em torno de Valéria, Lola, Carmen e Nerea, amigas que estão na faixa dos 30 anos, lidando com questões como sexo, relacionamentos e carreira – uma espécie de Sex and the City millennial que tem como pano de fundo a cidade de Madrid.

O figurino em produções audiovisuais é mais uma ferramenta que auxilia na construção das personagens; ele vai marcar as personalidades. Em séries como SATC e Valéria esse recurso fica ainda mais visível, porque com quatro protagonistas é essencial delinear muito bem os contornos do caráter de cada uma: quem são, com o que trabalham, como se relacionam com outras pessoas, se são tímidas ou expansivas, liberais ou recatadas, mais conservadoras ou avant-garde. E é justamente o figurino – na forma de estilo pessoal – que transforma isso em imagem. Hoje eu vim destrinchar o estilo e a personalidade de Valéria, Lola, Carmen e Nerea, e quem sabe deixar vocês curiosos para conhecê-las.

A série leva o nome dela, então já dá para saber quem vai estar mais ao centro da trama. Valéria é sensível e sonhadora, e está em busca de publicar seu primeiro livro. Com uma cabeça fervilhante de ideias, ela é intensa e tem muita dificuldade de organizá-las para seguir um plano. 

O armário da personagem é bem casual – o que não significa que seja completamente básico. É possível perceber a escolha por peças muito confortáveis, mas com um toque romântico – que também tem tudo a ver com a forma que ela enxerga o mundo. O cabelo quase sempre preso de forma displicente, pouca maquiagem e poucos acessórios são uma marca do seu estilo. Falando em acessórios, um dos que mais me chamou a atenção foi uma ecobag que ela usa em praticamente qualquer ocasião.

 

Lola é tradutora, e é o espírito livre do quarteto. Seu assunto preferido é: sexo. Mas pode esquecer o estilo super sensual de Samantha de SATC; Lola é uma fashionista. Ela usa muita alfaiataria, o que dá ao seu estilo certa elegância, mas nada muito quadradinho – ela é bem descolada. Seu figurino conta com vários conjuntos, peças com corte impecável, tudo com muita cor. O toque de sensualidade fica por conta das pernas quase sempre de fora e um corte de cabelo arrojado – cacheado, meio bagunçado, com volume e movimento.  

 

Carmen é publicitária, e, portanto, tem um lado criativo muito forte que se reflete diretamente no seu estilo. Ao mesmo tempo que é muito segura de si no trabalho, no quesito relacionamentos é romântica e um pouco insegura e atrapalhada. O estilo da personagem conta com mistura estampas e tem uma pegada mais vintage. Dá para sentir uma pitada de romantismo também, especialmente na escolha das padronagens e cores – ela mistura tons suaves e mais claros com algum toque mais vibrante. O cabelo curto com base reta e a franjinha ficam em conformidade com a estética toda.

Nerea é a advogada do grupo, envolvida em causas feministas e LGBTQ+. Muito mais contida que suas amigas, ela tem uma imagem mais séria e elegante. Seu estilo fica mais próximo a algo tradicional, porém contém certo frescor. A cartela de cores do seu figurino é neutra, e mesmo seu colorido é mais sóbrio. No armário temos muitas camisas e peças de alfaiataria; quando se arruma para sair, gosta das regatas e faz mix de colares. Ainda que seja mais clássica, seu corte de cabelo, curto e cacheado, transmite um pouco do seu dinamismo.

 

Ficou com vontade de assistir? Valéria já tem duas temporadas disponíveis na Netflix!

 

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.