Vichy: o xadrez romântico popularizado por Brigitte Bardot

Por: - 2 de setembro de 2021

 

Sabe aquele padrão quadriculado de toalha de piquenique? Bom, ele se chama Vichy, e tem uma história até bem interessante (acho que já ficou claro que eu sou uma grande fã da origem das coisas). O nome vem da cidade francesa Vichy, onde ele era amplamente produzido no século XX. Por ser um tecido barato, era muito usado para a fabricação de toalhas e uniformes. Quem popularizou o Vichy como um item de moda foi a atriz Brigitte Bardot, que em 1959 usou um vestido com a padronagem em rosa e branco para se casar com o também ator Jacques Charrier. O modelo foi assinado por Jacques Estérel. 

Bardot não foi a primeira a usar o Vichy, mas como uma grande inspiração para as mulheres das décadas de 50 e 60, transformou o padrão quadriculado em objeto de desejo pelo mundo. A diferença do Vichy para os pesados xadrezes de inverno é que além de ser feito de algodão – o que faz dele perfeito para os dias quentes – ele tem uma delicadeza romântica que remete ao estilo cottage (aquele estilo meio casa de campo).

O fato é que desde então o Vichy vai e vem em diferentes releituras, algumas vezes em peças com design que repete o romantismo do padrão, outras em construções mais dramáticas e modernas. Separei algumas ideias de como usar o Vichy, em diferentes propostas que subvertem a natureza romântica do padrão.

 

 

 

Um jeito bem moderno de usar o Vichy é misturando com outras estampas; o segredo é escolher um desenho que tenha pelo menos uma cor correspondente ao do xadrez, para criar uma harmonia.

 

Para um visual mais dramático e urbano, é interessante selecionar elementos que contrastem diretamente com o romantismo do Vichy, como tênis pesados, botas com uma pegada rock‘n’roll ou camiseta de banda, por exemplo.

 

Usando alfaiataria ou acessórios com uma cara mais contemporânea, é possível obter um resultado super elegante que vai até mesmo ao trabalho.

 

Se você gosta de ousar um pouco mais, pode coordenar livremente cores e estampas com elementos de diferentes estilos para conseguir uma imagem irreverente e criativa. Alguma dessas propostas faz o seu estilo? Me conta lá no @manucasali.estilo!

- Quer receber as notícias no seu WhatsApp? Clique aqui.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.