Onze filmes para se divertir com a moda

Por: - 27 de julho de 2021

 

 

Uma das formas que considero mais gostosas de consumir conteúdo de moda é por meio dos filmes enredados por ela. Comédias, dramas, documentários que têm a moda como personagem sempre trazem algum tipo de informação para agregar ao repertório. Para além do já clássico O Diabo Veste Prada, de 2006, selecionei algumas produções para todos os gostos!

 

Se você gosta de filmes densos…

 

BLOW UP, DEPOIS DAQUELE BEIJO (1966)

O filme é livremente inspirado no conto “As babas do diabo” do escritor argentino Julio Cortázar. Com Vanessa Redgrave e Jane Birkin no elenco, o diretor Michelangelo Antonioni narra a vida de um entediado fotógrafo de moda que, ao tirar fotos em um parque, acaba registrando uma cena de crime.

 

PRET-A-PORTER (1994)

Dirigido por Robert Altman, o filme tem como pano de fundo uma temporada de lançamento de coleções em Paris, contando inclusive com a participação da modelo Naomi Campbell e do estilista Jean Paul Gaultier. O longa mostra cenas reais dos desfiles e de forma satírica retrata os bastidores da moda, tudo para narrar um crime que acontece durante o evento.

 

TRAMA FANTASMA (2017)

Um renomado costureiro na Londres pós-guerra e sua irmã vivem o glamour da moda britânica, vestido a realeza, estrelas de cinema e damas da alta sociedade, até que e conhece uma jovem mulher que vira sua musa e amante. Acostumado a ter o controle da própria vida, ele agora se vê completamente dominado por uma estranha dinâmica cheia de reviravoltas.  

 

Se você gosta de cinebiografia…

 

MARIA ANTONIETA (2006)

Não é uma cinebiografia nos moldes comuns. A diretora Sofia Coppola traça uma trama dinâmica e divertida em torno da vida da adolescente austríaca que se torna rainha da França, levando uma vida de luxo e privilégios, mostrando sua relação com a moda e com as roupas – até que seus excessos lhe levam à guilhotina. A cena do All Star levou muita gente ao delírio na época. 

 

COCO ANTES DE CHANEL (2009)

Audrey Tautou as COCO CHANEL in Anne Fontaine’s COCO AVANT CHANEL.

Da diretora Ane Fontaine, o filme mostra fragmentos de uma das estilistas francesas mais importantes do século XX, desde a sua infância até o momento em que abre sua maison e revoluciona a moda feminina com seu conceito de sofisticação e conforto.

 

YVES SAINT LAURENT (2014)

O filme trata da carreira do estilista francês a partir do momento em que assume a direção criativa da maison de Chistian Dior depois de sua morte. Seu primeiro desfile no comando da grife é um sucesso, e junto com seu parceiro e amante Pierre Bergé decide abrir uma casa com seu próprio nome.

 

Se você gosta de comédias românticas…

CINDERELA EM PARIS (1957)

 

 

Um dos clássicos filmes da atriz Audrey Hepburn, a trama gira em torno de uma jovem funcionária de uma livraria que é descoberta por renomado fotógrafo de moda e convidada a ser fotografada em um editorial. Ela aceita o convite pela possibilidade de conhecer pessoalmente um intelectual que admira. Em uma das cenas icônicas, a protagonista está na escadaria do Louvre usando um vestido Givenchy vermelho estonteante.  

 

SEX AND THE CITY – O FILME (2008)

Baseado na célebre série, o longa segue mostrando a amizade das quatro mulheres que são extremamente diferentes entre si na personalidade e no estilo de vestir. O centro da trama é o casamento de Carrie Bradshaw, e um dos pontos altos é o seu vestido de noiva, um modelo da inglesa Vivienne Westwood.

 

OS DELÍRIOS DE CONSUMO DE BECKY BLOOM (2009)

Rebecca tem o sonho de trabalhar numa grande revista de moda, mas enquanto não consegue, aceita ser colunista de uma revista financeira que fica no mesmo prédio da sua publicação dos sonhos. Sua coluna vira um sucesso, e ela vive entre colher os louros do seu trabalho e a eminência de arruinar sua carreira por conta do seu comportamento compulsivo ao comprar roupas e acessórios.

 

Se você gosta de documentários…

IDENTIDADE DE NÓS MESMOS (1989)

O diretor Wim Wenders acompanha o processo criativo do estilista japonês Yohji Yamamoto, entre Tóquio e Paris nesse documentário incrivelmente poético. Eles juntos traçam um paralelo entre a moda e a relação com a cidade, e discutem as linguagens do cinema. Yamamoto fez parte do grupo de designers asiáticos de grande destaque na década de 80, responsável por difundir uma silhueta desestruturada e modelagens impecáveis.

 

IRIS, UMA VIDA DE ESTILO (2014)

O documentário é uma homenagem à figura lendária de Iris Apfel, uma novaiorquina de 93 anos à época, que foi uma importante decoradora e tem um estilo pessoal excêntrico e divertido. Iris conta tudo sobre suas inspirações, como considera importante manter seus valores no universo glamuroso da moda e, claro, como se relaciona com ela. É uma ode lindíssima à criatividade.

 

E aí, já preparou a lista?

 

- Quer receber as notícias no seu WhatsApp? Clique aqui.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.