Oscar 2026: “O Agente Secreto” concorre em quatro categorias

Longa de Kleber Mendonça Filho repete número de indicações de “Cidade de Deus” e entra para a lista dos mais lembrados do Brasil pela Academia.

  • Tempo estimado de leitura: 3 minutos

    O filme “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, alcançou quatro indicações ao Oscar e passou a dividir com “Cidade de Deus” o recorde de maior número de nomeações já recebido por uma produção brasileira.

    O anúncio foi feito nesta quinta-feira (22). O longa concorre nas categorias Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Elenco e Melhor Ator, pela atuação de Wagner Moura.

    Até então, o maior número de indicações havia sido obtido por “Cidade de Deus” (2002), que recebeu quatro nomeações no Oscar de 2004. Na ocasião, o filme foi lembrado nas categorias de direção, roteiro adaptado, edição e fotografia.

    A diferença entre as duas produções está no tipo de reconhecimento. Enquanto “Cidade de Deus” concorreu em áreas técnicas e criativas, “O Agente Secreto” aparece em categorias consideradas centrais da premiação, incluindo Melhor Filme.

    Outro título com quatro indicações foi “O Beijo da Mulher-Aranha” (1985), dirigido por Hector Babenco. No entanto, o filme é uma coprodução entre Brasil e Estados Unidos, o que o diferencia das produções integralmente brasileiras.

    Em 2025, o filme “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, recebeu três indicações, incluindo Melhor Filme. O longa venceu na categoria de Melhor Filme Internacional, garantindo o primeiro Oscar do Brasil nessa disputa.

    Antes disso, a única estatueta associada ao país havia sido a de “Orfeu Negro” (1959), vencedor em 1960, mas registrado oficialmente como produção francesa.

    A trajetória do Brasil no Oscar começou em 1963, com “O Pagador de Promessas”. Desde então, produções nacionais foram indicadas em diferentes categorias, incluindo atuação, documentário, animação e curta-metragem.

    Ao longo de mais de seis décadas, 12 filmes brasileiros já concorreram ao prêmio da Academia, em 13 categorias distintas.

    Filmes brasileiros indicados ao Oscar

    • O Pagador de Promessas (1963) – Filme Internacional
    • O Quatrilho (1996) – Filme Internacional
    • O Que É Isso, Companheiro? (1998) – Filme Internacional
    • Central do Brasil (1999) – Filme Internacional; Atriz (Fernanda Montenegro)
    • Uma História de Futebol (2001) – Curta-metragem em Live Action
    • Cidade de Deus (2004) – Diretor; Roteiro Adaptado; Edição; Fotografia
    • Lixo Extraordinário (2011) – Documentário
    • Sal da Terra (2015) – Documentário
    • O Menino e o Mundo (2016) – Animação
    • Democracia em Vertigem (2020) – Documentário
    • Ainda Estou Aqui (2025) – Filme; Filme Internacional; Atriz (Fernanda Torres)
    • O Agente Secreto (2026) – Filme; Filme Internacional; Elenco; Ator (Wagner Moura)

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de email não será publicado.