Tempo estimado de leitura: 3 minutos
O Paraná vai ganhar 33 novos colégios cívico-militares e 14 escolas com gestão terceirizada a partir de 2026. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) após consultas públicas feitas em 146 instituições.
Das 50 escolas que votaram sobre o modelo cívico-militar, 33 aprovaram a mudança.
No programa Parceiro da Escola, que transfere a gestão administrativa para empresas privadas, apenas duas das 96 consultadas atingiram quórum e aprovaram o projeto.
Outras 12 unidades vão entrar no programa mesmo sem alcançar a participação mínima de 50%. A Seed informou que, nesses casos, pesaram critérios técnicos como estrutura e desempenho.
Com a expansão, o estado passará a ter 345 colégios cívico-militares, incluindo 12 ligados ao Programa Paraná Integral (PPI). Nesses colégios, a gestão é dividida entre um diretor civil, responsável pela parte pedagógica, e um militar da reserva, que cuida da disciplina e rotina.
Nas escolas do Parceiro da Escola, os serviços de manutenção, administração, limpeza e segurança ficarão sob responsabilidade de uma empresa terceirizada, ainda não definida. A escolha das empresas deve considerar também a localização das unidades.
Escolas que terão a gestão terceirizada em 2026
| CIDADE | ESCOLA |
| BALSA NOVA | MARIA L F PACHECO, C E PROFA-EF M |
| CAMPINA GRANDE DO SUL | BANDEIRANTES, C E-EF M PROFIS |
| CURITIBA | VICTOR DO AMARAL, C E PROF-EF M PROFIS |
| CURITIBA | HOMERO B DE BARROS, E E-EF |
| CURITIBA | MARIA A TEIXEIRA, C E PROFA-EF M PROFIS |
| LARANJEIRAS DO SUL | GILDO A SCHUCK, C E PROF-EF M |
| LONDRINA | CLEIA GODOY F SILVA, C E PROFA-EF M |
| MARINGA | BRASILIO ITIBERE, C E-EF M |
| MARINGA | RODRIGUES ALVES, C E-EF M |
| MAUA DA SERRA | JOAO PLATH, C E-EF M N PROFIS |
| PONTA GROSSA | SANTA MARIA, C E-EF M |
| PORECATU | MALVINO DE OLIVEIRA, C E PRF-EF M PROFIS |
| RONCADOR | CARNEIRO, C E GAL-EF M PROFIS |
| SARANDI | JARDIM UNIVERSITARIO, C E-EF M PROFIS |
Fonte: Seed-PR






Comentários estão fechados.