HUM participa da Expoingá e alerta para prevenção da violência sexual infantil

Hospital Universitário de Maringá reforça importância do atendimento rápido em casos de abuso; 69 ocorrências foram registradas entre janeiro e abril.

  • Tempo estimado de leitura: 2 minutos

    O Hospital Universitário de Maringá (HUM) participa da Expoingá 2025 com ações de conscientização sobre temas de saúde pública. Um dos principais focos do HUM é a orientação sobre a violência sexual infantil, por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NVEH).

    A coordenadora do NVEH, Mariluci Pereira de Camargo Labigalini, destacou que o HUM é referência no atendimento a vítimas de violência sexual. A ação busca sensibilizar adolescentes e responsáveis legais sobre os cuidados necessários diante de situações de abuso sexual.

    Mariluci orienta que, em caso de violência sexual, a vítima deve procurar atendimento médico imediatamente, preferencialmente no Pronto Atendimento do HUM, em até 72 horas após o abuso. Esse procedimento é essencial para evitar doenças sexualmente transmissíveis e, no caso das mulheres, prevenir a gravidez.

    Entre janeiro e abril de 2025, o HUM registrou 69 atendimentos a vítimas de violência sexual de municípios da 15ª Regional de Saúde de Maringá.

    Além do NVEH, o HUM leva 12 projetos à Expoingá 2025. Entre as iniciativas estão o Projeto Sorrir, focado na saúde bucal de crianças, o Banco de Leite Humano, que promove a amamentação e a doação de leite, e o Projeto RCP, com orientações sobre ressuscitação cardiopulmonar.

    O Hospital Universitário estará presente na Expoingá 2025 até o dia 18 de maio, no Pavilhão Azul do Centro de Eventos de Maringá.

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de email não será publicado.