Adolescente de 16 anos dá à luz em banheiro de escola no PR; diretor fez o parto

Após o parto, a adolescente e a bebê – que nasceu com 2,9 quilos – foram conduzidas a uma unidade hospitalar e passam bem.

  • Um caso inusitado aconteceu na manhã desta quarta-feira (29), na Escola Estadual Carlos Gomes, em Ubiratã (cerca de 190 km de Maringá).

    O diretor da escola, Claudio Roberto Lopes Zen, estava se preparando para uma reunião com os pais dos estudantes quando algumas funcionárias o chamaram para ir até o banheiro feminino. Quando ele chegou lá, ficou em choque ao descobrir que uma aluna, de 16 anos, estava em trabalho de parto.

    O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionado, mas o bebê estava quase nascendo. Diante da situação, o diretor, com a ajuda de pedagogas, zeladoras e outras estudantes, teve que realizar o parto ali mesmo.

    No momento em que eles ajudaram a adolescente a tirar a roupa e se deitar, o diretor percebeu que o bebê já estava “coroando”.

    Falei para ela ter calma. Foi questão de segundos. Eu disse pra ela fazer força e a cabeça saiu, fez novamente e o bebê saiu todo”, conta o diretor.

    Claudio Roberto atua há mais de 30 anos na rede pública de educação, mas nunca tinha vivido uma experiência como essa.

    “Já vi muita coisa errada nesse anos, de brigas, coisas tristes. Mas uma coisa boa dessas, eu nunca tinha vivido”, relatou o diretor, emocionado.

    Atendimento pós-parto

    Alguns minutos depois do parto, o Corpo de Bombeiros chegou. A adolescente e a bebê – que nasceu com 2,9 quilos – foram conduzidas a uma unidade hospitalar da cidade e passam bem.

    De acordo com o diretor, nenhum dos educadores sabia que a adolescente estava grávida. Só ela e namorado, que também é um estudante da escola, de 16 anos, sabia sobre a gravidez.

    Foto: Arquivo pessoal

    Comentários estão fechados.