Regiões metropolitanas de Londrina e Maringá realizam audiências públicas nesta semana

Os encontros terão formato híbrido, com debates presenciais e participação da população pela internet. Serão discutidos os Planos de Desenvolvimento Urbano Integrado para as respectivas regiões metropolitanas.

  • As Regiões Metropolitanas de Londrina e Maringá dão mais um passo na elaboração dos seus respectivos Planos de Desenvolvimento Integrado (PDUIs) com a realização, nesta semana, das audiências públicas abertas à participação da população. Ambos os encontros terão formato híbrido, com debates presenciais e pela internet. A audiência da Região Metropolitana de Londrina acontece nesta terça (10), com transmissão AQUIA da Região de Maringá será na quarta-feira (11) com transmissão neste LINK.

    As reuniões são realizadas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (Sedu) e iniciam a terceira fase da elaboração dos PDUIs. Neste estágio serão definidas as diretrizes e propostas para cada região, de acordo com as Funções Públicas de Interesse Comum percebidas para as demandas ligadas ao meio ambiente, transporte, mobilidade, uso e ocupação do solo.

    “É importante ressaltar a importância da participação popular nos debates, já que todos os municípios, de cada região, terão suas intervenções consideradas na elaboração dos Planos”, afirma o analista de Desenvolvimento Municipal do Paranacidade e fiscal designado para a execução do contrato de elaboração dos PDUIs, Geraldo Luiz Farias.

    A participação dos cidadãos não será restrita ao período das audiências públicas. Propostas e sugestões serão aceitas por um prazo de até 15 dias, a contar da realização dos encontros. Os estudos prosseguem depois da apresentação dos Planos de Trabalho para a elaboração dos PDUIs, da mobilização dos municípios para participação e da identificação dos municípios dos recortes Metropolitanos – itens realizados em fases anteriores do processo.

    Três outras fases acontecerão, na sequência, para definir os procedimentos para os projetos a serem implantados nas respectivas regiões, a criação do modelo de governança e implantação da Instituição Interfederativa, além da consolidação do PDUI. A previsão de conclusão é até o fim de 2022. Os relatórios para Consulta Pública, com as etapas anteriores, podem ser acessados no site da Sedu, do Paranacidade e dos PDUIs (www.pduilondrina.com.br www.pduimaringa.com.br).

    Serviço:

    Primeira Audiência Pública do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Londrina

    Data: terça-feira, 10 de maio

    Horário: das 14h30 às 17 horas

    Local Sede: Universidade Estadual de Londrina – Anfiteatro do Centro de Estudos Sociais Aplicados

    Rodovia Celso Garcia Cid, PR – 445, km 380 – Campus Universitário – Londrina

    Transmissão via YouTube – Canal do PDUI da Região Metropolitana de Londrina

    Primeira Audiência Pública do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Maringá

    Data: quarta-feira, 11 de maio

    Horário: 14h30

    Local Sede: Câmara Municipal de Maringá – Av. Papa João XXIII, 239 –  Zona 2, Maringá

    Transmissão via YouTube – Canal do PDUI da Região Metropolitana de Maringá

    Comentários estão fechados.