Agenda cultural de 12 a 18/11

Por: - 10 de novembro de 2021
Juventude; foto Rafael Saes

 

Mostra Pé na Rua 

A oitava edição da Mostra Pé na Rua começa neste sábado e segue até dia 20 com oficinas e espetáculos. O primeiro espetáculo é sábado às 10h na Feira do Produtor com o palhaço Tico Bonito. No domingo é a vez do Núcleo Sem Drama (São Paulo / SP) apresentar “A menina que não sabia brincar” na feira livre do jardim Indaiá. Até sábado, tem peça e oficina todos os dias. A mostra é realizada pela Cia Pedras, com recursos do Prêmio Aniceto Matti. As oficinas já estão com inscrições abertas e vagas limitadíssimas. Mais informações sobre a programação podem ser encontradas no site da companhia: https://www.ciapedrasteatroecirco.com.br/mostra-pe-na-rua/ 

foto: Diogo Zanatta

 Palhaços gaúchos

O Grupo Ritornelo vem de Passo Fundo / RS para se apresentar em Maringá neste final de semana. O espetáculo “Faixa de Graça” traz uma dupla de palhaços essencialmente brasileiros: Canela (Miraldi Junior) e Eustáquio (Guto Pasini), dois desgarrados no mundo que partem em busca de uma nova terra e decidem fundar um novo país. Através do olhar ingênuo e transgressor do palhaço, procuram uma nova realidade, mais feliz.

Em sua passagem por Maringá, o grupo faz um total de três apresentações, pois além das apresentações de sábado e domingo (que são via Lei Federal de Incentivo à Cultura), na segunda-feira de tarde ainda se apresenta em Iguatemi pela mostra Pé na Rua. Além disso, realiza uma ação de contrapartida social para os estudantes do Ensino Médio do Colégio Estadual Tânia Varella Ferreira, no Conjunto Requião. A produção local é da 2 Coelhos Comunicação e Cultura. 

Sábado 10h na Praça Raposo Tavares

Domingo 10h no Parque do Ingá

Segunda 18h30 feira de Iguatemi

Classificação livre e as apresentações de sábado e domingo terão intérprete de Libras

Projeto na Faixa

Feira de Louças

Está de volta a Maringá a Feira de Louças com peças exclusivas a preço de feira com uma enorme variedade de modelos e estampas vindas direto das fábricas. Nos dias 10, 11, 12 e 13/11 no Salão da Obra do Berço de Maringá que fica na avenida Carlos Correia Borges, 325 – zona 5. Desta vez o evento é em parceria com a Instituição Obra do Berço e Casa Mariabás. Parte dos recursos será destinada às ações destas instituições.

https://www.facebook.com/102223252202269/posts/126184356472825/ 

 

Convite à Dança  

Neste sábado a CED – Cia Experimental de Dança apresenta o espetáculo “Trauma” no Convite à Dança. O trabalho aborda assuntos como aborto, a aceitação, lgbtfobia e a morte, que surgiram de um intenso trabalho em parceria com o psicólogo Raphael Edson Dutra. Em cena André Miranda (que também dirige), Leonardo Fabiano e Ludmila Castanheira. A apresentação é às 20h no Teatro Reviver Magó, de graça. 

Classificação: 16 anos

 

Teatro presencial

A Cia. Guardiões das Artes comemora 21 anos de existência com o espetáculo “Hipocrisia”, que será apresentado neste sábado 13, às 20h, no Teatro Barracão. Os ingressos custam R$ 15. Segundo as informações da divulgação, a peça tem por objetivo trazer pontos para reflexão sobre a “natureza humana” e seus conflitos internos, pessoais e, até mesmo, sociais, por meio das obras “A Mais Forte”, de August Strindberg; “Os Malefícios do Tabaco”, de Anton Tchekov e; “Se os Tubarões Fossem Homens”, de Bertold Brecht. A direção é de Augusto César de Oliveira. No elenco: Augusto César de Oliveira, Brenda Silva, Eduardo Cestari, Suzana Pavan, Valentina Pavan e William Farias

 

Desbunde 

A Mostra de Arte LGBT+ batizada de Desbunde, organizada pelo artista e produtor cultural Leonardo Fabiano, segue até dezembro com exibições online.  Cinco trabalhos produzidos pelo artista entre 2017 e 2021, entre teatro, dança e audiovisual, serão transmitidos no canal do YouTube. Dois deles são inéditos ao público e todos terão interpretação em Libras. A próxima atração é no domingo às 20h, com a peça teatral “Na pele”, na versão de 2019, que traz Clayton Queiroz e Lua Lamberti em cena, além das participações especiais.

 

14/11 às 20h – NA PELE (espetáculo teatral)

Link do canal: https://www.youtube.com/channel/UCv7xQaoGSDjkZScuy3AsPRw 

“Juventude” online 

O ator Nathan Milléo Gualda estreia o manifesto-show “Juventude”, que fará temporada virtual entre os dias 17 e 21/11/2021 (quarta a domingo), às 20h, no site www.espetaculojuventude.com.br

A encenação é de Mariana Mello e produzida via Prêmio Aniceto Matti. No domingo às 19h vai rolar uma live de lançamento do espetáculo com a equipe participante e no dia 17 às 13h um bate-papo com os artistas. 

Sinopse: Roberto Carlos é apenas um rapaz latino-americano cheio de dúvidas, desejos e inseguranças. A peça acompanha a saga do personagem desde o ensino médio até a sua formatura universitária, testemunhando seus conflitos perante a tomada de decisões profissionais, a interação com a tecnologia, a exaustão diante da vida, a idealização romântica e suas desilusões, os conflitos com os pais, as dimensões do político e o futuro do planeta. Tendo como referência vários ícones jovens que inspiraram a juventude de diversos momentos históricos, a peça questiona, de modo singelo e bem-humorado, o atual estado de coisas do mundo e nos revela a fragilidade e a força vital de ser aquilo que se é, abarcando as possibilidades daquilo que se pode ser.

Também estão abertas as inscrições para a oficina “O ator, o texto e a cena”, ministrada por Nathan Milléo Gualda e Mariana Mello nos dias 16,17 e 18 de novembro, das 9h às 12h, de forma online, por meio da plataforma Zoom. Inscrições em: www.bit.ly/juventudeoficina 

Mais informações: @sol.te.companhia

Curta-metragem

Foto; Matheus Juvencio

“Voz à malta” será lançado neste sábado (13), às 19h30, em exibição online via YouTube. A produção integra o projeto homônimo idealizado pelo multi-instrumentista e produtor musical Nicholas Emmanuel, e aborda o tema da síndrome de Tourette, um distúrbio do sistema nervoso relacionado às disfunções neurológicas que afeta diretamente o comportamento do portador, comprometendo diferentes aspectos da vida pessoal, social e profissional. Em cena, estão as artistas Fran Germano (dançarina), Bianca Cristina (atriz e professora de teatro), Isadora Yalodê (performer) e Ludmila Castanheira, que também criou a coreografia da dança.

Além do curta-metragem de 11 minutos que será lançado sábado, o projeto tem outras duas etapas: o álbum ‘Voz à Malta’, que contém 7 faixas, sendo 6 canções e uma música instrumental, e o documentário ‘Gargantua – Os Tics de Todos os Dias’, que mostra o processo de pré-produção do projeto, ambos com lançamento previsto para este mês. O projeto foi realizado com recursos do Prêmio Aniceto Matti de Incentivo à Cultura e todo material poderá ser acessado gratuitamente nas plataformas digitais. 

Outras exibições do curta estão programadas para os dias 14 (domingo) e 15 (segunda-feira), sempre às 19h30, no canal do músico no YouTube, sempre precedidas por vídeos inéditos que documentam conversas entre Emmanuel e a coreógrafa Ludmila Castanheira, a respeito do processo criativo do curta.

Link do canal: https://www.youtube.com/channel/UC2elE1aZZ_Jzt03ncdzcA2A 

Expresso Cultural Sábado

Sábado e domingo o ônibus do Expresso Cultural estará em movimento pela cidade. Sábado estaciona no Parque das Palmeiras e domingo no Parque do Ingá, levando atrações de música e teatro e serviços em parceria com outras secretarias do município, como Procon, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal e Esportes.

 Domingo

 

Última semana da exposição Sonhante

Última semana para visitar a exposição “Sonhante” no CAC. 

Desde o início, essa exposição vem causando incômodo em meia dúzia de senhoras, que todos os dias se reúnem na praça com cartazes contrários aos projetos e eventos culturais de temática LGBT. A gente acha que só por isso a exposição já valeria a pena ser visitada por todos aqueles que não concordam com homofobia.  

Vale ressaltar que a classificação é livre e o que motivo dos protestos é o fato da exposição trazer cinco modelos LGBTs que ousam sonhar. As fotos foram feitas por Esther Hall e o projeto é patrocinado por dinheiro público que, afinal, também pode [e deve] patrocinar projetos feitos por LGBTs sobre LGBTs para LGBTs ou não.   

Horário de visitação: de segunda a sexta das 9h às 17h e aos sábados de 14h às 17h 

 

 

Entrada gratuita

- Quer receber as notícias no seu WhatsApp? Clique aqui.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.