Maringá tem semana repleta de cultura: veja os horários dos eventos

Por: - 6 de maio de 2022

Cultura, teatro, música, fotografia e dança e muito mais…
Saiba sobre todos os eventos culturais que vão acontecer em Maringá entre o dia 6 e 12 de maio.

Elisa Riemer

Foto: Renato Domingos

Para celebrar dez anos de jornada, uma das mais importantes artistas de Maringá e região, Elisa Riemer, vai realizar sua primeira exposição individual na cidade, com incentivo do Prêmio Aniceto Matti. “Entre Corpos & Galáxias: Uma década de devoção ao Feminino” abre no dia 10 de maio e traz 20 obras emblemáticas da artista gráfica e colagista, além de contar com uma instalação sonora autoral criada pela DJ e beatmaker Chá di Lirian.

A exposição fica em cartaz até o dia 10 de junho no CAC – Centro de Ação Cultural (Av. XV de Novembro, 514 – centro), das 9h às 17h, com entrada gratuita, e conta com medidas de acessibilidade para o público cego (audiodescrição das obras, que podem ser acessadas por QR code e ouvidas por meio de aparelhos celulares com fones de ouvido).

Convite ao Teatro

Foto: Lafaiete do Vale

Mais uma vez, o grupo Triolé Cultural, de Londrina, vem a Maringá com o espetáculo “Qual a graça de Laurinda?”. Laurinda é uma palhaça famosa, que desembarca na cidade para uma temporada artística. Sua foto está estampada na primeira página da “Tribuna do Riso”, jornal lido todas as manhãs pelo palhaço Lambreta, que, ao ver a foto, fica apaixonado pela estrela do riso.

Só que ele não esperava que o palhaço Mereceu também iria se apaixonar pela foto da Laurinda.

Assim, os dois palhaços começam uma disputa pelo amor de uma palhaça que só existe na imaginação deles. O espetáculo é inspirado na linguagem do desenho animado e conta a história embalado por uma trilha sonora especialmente criada para que os palhaços não usem falas, apenas a linguagem corporal.

Classificação livre. A apresentação é às 20h no Teatro Barracão, de graça.

Catedral

Abriu essa semana no Teatro Calil Haddad a exposição fotográfica coletiva “O Tempo e o Templo”, em comemoração aos 50 anos da Catedral Metropolitana Basílica Menor Nossa Senhora da Glória.

A curadoria buscou mostrar os aspectos históricos da construção do cone, as transformações da praça, o uso do espaço público e a beleza do monumento. A exposição pode ser visitada até o dia 02 de agosto, de segunda à sexta das 08h às 21h e Sábados / Domingos e feriados das 08h às 17h, no 1º andar do Teatro Calil Haddad (Av. Dr. Luiz Teixeira Mendes, 2500, Zona 05).

Coletivo

O Coletivo Sibipiruna terá mais um encontro nos dias 5, 6 e 7 de maio. A edição de Dia das Mães será com o tema “Afeto” e ocorre na Rua, Joaquim Nabuco, 1167, zona 4. Os horários para visitação são das 14h às 21h na quinta e na sexta e das 10h às 18h no sábado.

Para quem ainda não conhece esse movimento, trata-se de um espaço de exposição e comercialização de produtos autorais locais ou da região. Nesta edição mais de 30 marcas estarão reunidas.

Arte @hellnv.

Performance

Hoje (6/5) tem ação performativa da Malditas – Mostra de Performance Feminista. Maria Leo Araruna (Distrito Federal) apresenta às 20h no Arena das Artes seu “Manifesto Trav(Eco) – Ciborgue”.

Esta ação pode ser percebida em três partes. A primeira, quando a artista utiliza o recurso da contação de histórias para trazer ao público uma atmosfera de ficção científica que ganha vigor no decorrer da apresentação.

A segunda constrói simbolicamente os borrões da fronteira entre o corpo e o tecnológico dentro dos processos de socialização travesti. Aborda a construção da identidade de gênero travesti (e qualquer outra).

A terceira e última parte se firma pela insurreição da criatura travesti frente às violências machistas e expectativas transfóbicas direcionadas a ela.

Convite ao Cinema

Sábado o Convite ao Cinema, projeto realizado pela Secretaria de Cultura, com coordenação e curadoria de Paulo Campagnolo, exibe o filme japonês “A flor do crepúsculo”, de 1954. A sessão é às 20h no Auditório Hélio Moreira (anexo à Prefeitura), de graça, não recomendado para menores de 16 anos. Leia oque Campagnolo escreveu sobre o filme:

“O relato íntimo de Mikio Naruse sobre gueixas de meia-idade é uma obra-prima de sutilezas. Na história de Okio (uma atuação extraordinária de Haruko Sugimura), uma gueixa aposentada que passa por dificuldades financeiras e sem esperanças de reconstruir sua vida, a decepção se junta à hipocrisia da sociedade japonesa – quando as mulheres, mesmo libertas do casamento forçado e na emancipação do peso da tradição, ainda permanecem dominadas pela covardia e vaidade dos homens. Da combinação de três contos da escritora Fumiko Hayashi, numa peregrinação entre as esperanças perdidas e as trivialidades do mundo, Naruse alcança, uma vez mais, o sublime”.

Danças Urbanas

No dia 7 de maio acontece mais uma edição do Festival Street Ingá, um evento competitivo de danças urbanas que também conta com workshops gratuitos com Mateus dos Anjos (Dancehall), Ivo Alcântara (Locking) e Nenê (Hip-Hop). As aulas acontecem a partir das 9h no Terminal Intermodal. Já as competições coreográficas serão no Teatro Reviver Magó e vai premiar o grande vencedor com R$ 2 mil.

Este ano o festival foi unido a um segundo projeto, o Soul Breaking, que é um evento de batalhas de breaking marcado para acontecer nos dias 7 e 8. Quem vencer as batalhas de Breaking do Soul Breaking, vai ter tudo pago para participar do evento @move_your_dance_battle, em Marseille, na França!

Mais informações: @soulbreakingbr@street_inga.

Fotos de drone

Foto: Thiago Louzada

Após temporada em Curitiba e Foz do Iguaçu, a mostra Pakuá – Exposição de Artes Visuais desembarca em Maringá. De 1º a 20 de maio, ficará em cartaz na praça de eventos do Maringá Park. São 100 imagens registradas por fotógrafos profissionais e amadores de todo o país e selecionadas por meio de um concurso. Elas demonstram um pouco das novas possibilidades de olhar trazidas pelo uso da tecnologia dos drones na fotografia.

As imagens vencedoras estão compiladas em um catálogo impresso com distribuição gratuita e versão on-line na íntegra para download gratuito em www.montenegroproducoes.com. O projeto oferece medidas de acessibilidade como legendagem descritiva e audiodescrição. Depois do Maringá Park, a próxima e última parada será em Londrina, de 28 de maio a 20 de junho, no Aurora Shopping.

Obá Xirê

O 4º Festival Obá Xirê: Reverência e Celebração acontece entre os dias 13 e 15 de maio em Maringá, promovido pelo Baque Mulher por meio do Prêmio Aniceto Matti. Segue abaixo a programação completa:

Dia 13/05 às 19h30: Palestra sobre Religiosidade Afro-Brasileira e Oficina de dança dos Orixás.

Dia 14/05 às 09h30: Roda de Conversa e Oficina de timbal, caixa e alfaia do Maracatu Encanto do Pina.

– 14h: Oficina de Capoeira e Ensaio aberto do Maracatu Baque Mulher.

– 19h30: Show Padê – Juçara Marçal e Kiko Dinucci, abertura com Maracatu Roda do Encanto.

Dia 15/05 às 15h: Festa de encerramento com Baque Mulher, Pé de Laranjeira, Ajeum da Iyabassé Dona Aurora, Sambakgente e Dj Babu.

Locais: Coletiva Multicultural (sex/dom) e Teatro Barracão (sáb).

Informações e inscrições: @festival.obaxire.

Escala

Foto: João Tavares F Kawasaki

No domingo (15/05) o projeto “Escala Cultural” traz para Maringá o espetáculo teatral “Oi lá, Inezita”, da Cia Cênica, de São José do Rio Preto / SP. A apresentação é 19h no Teatro Barracão, com entrada gratuita, classificação livre e acessível em Libras – Língua Brasileira de Sinais.

A peça conta a história de uma corajosa violeira que não acredita em um lugar definitivo para as coisas e se aventura por um Brasil repleto de riquezas e reinvenções. Em uma atmosfera envolvida pela música, dança e poesia, o espetáculo passeia por elementos da cultura popular brasileira e é inspirado na vida e na obra de Inezita Barroso (1925 – 2015), relembrando a mulher, artista e pesquisadora que ficou conhecida nacionalmente por sua voz, viola e pelos sotaques regionais reproduzidos em suas interpretações e trabalho, como no programa “Viola, Minha Viola”.

Sugestões de pautas e eventos culturais podem ser enviadas para o e-mail [email protected].

Para ficar por dentro de todos os eventos de Cultura em Maringá, acompanhe a Coluna Cultural Post.

- Quer receber as notícias no seu WhatsApp? Clique aqui.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.