Agenda cultural de 15 a 21/04

Por: - 15 de abril de 2022

Cinema

Estamos em campanha para levar o público a assistir o filme nacional “Medida Provisória” logo na semana de estreia. O filme entrou essa semana nas salas de exibição maringaenses e a lógica do mercado faz com que precise ter público para se manter mais tempo em cartaz. Dirigido por Lázaro Ramos, o filme traz Taís Araújo, Alfred Enoch e Seu Jorge no elenco. Não recomendado para menores de 14 anos.

Sinopse: Em um futuro distópico, o governo brasileiro decreta uma medida provisória, em uma iniciativa de reparação pelo passado escravocrata, provocando uma reação no Congresso Nacional. O Congresso, então, aprova uma medida que obriga os cidadãos negros a migrarem para a África na intenção de retornar às suas origens. A aprovação afeta diretamente a vida do casal formado pela médica Capitú (Taís Araújo) e pelo advogado Antonio (Alfred Enoch), bem como a de seu primo, o jornalista André (Seu Jorge), que mora com eles no mesmo apartamento. Nesse apartamento, os personagens debatem questões sociais e raciais, além de compartilharem anseios que envolvem a mudança de país. Vendo-se no centro do terror e separados por força das circunstâncias, o casal não sabe se conseguirá se reencontrar.  O longa é uma adaptação de “Namíbia, Não!”, peça de Aldri Anunciação que o diretor e ator Lázaro Ramos dirigiu para o teatro em 2011.

Arte Drag

Estão abertas as inscrições para as oficinas do projeto Más Monas, organizado pelo Coletivo Transformista Haus of X e viabilizado com recursos do Prêmio Aniceto Matti. Serão oferecidas três oficinas gratuitas: perucaria, padding (enchimento) e maquiagem drag, técnicas fundamentais para quem vivencia o campo artístico do transformismo. Cada uma delas tem 15 vagas, que serão preenchidas após uma seleção a partir da carta de intenção.

Os oficineiros são a Drag Queen Ginger Moon e o Drag King Don Valentim, ambos com reconhecida atuação na cena paulistana. As ações acontecem nos dias 25, 26, 27 e 28 de abril e 01º de maio e fazem parte do processo de estudo e montagem do espetáculo teatral “Más Monas”, previsto para estrear em julho.

Link para a inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSez8bACBkD33LR08T7z6OfxFy9B7IDOwWLRYnMMMm3zEYu6Kg/viewform?usp=sf_link.

Todas as oficinas acontecerão no Espaço Desperte – Rua Joubert de Carvalho, 981 – sobreloja

Mais informações: https://www.instagram.com/xquisitas/

Oficina para educadores

Também estão abertas as inscrições para a oficina “A arte e o teatro na educação atual: Realidades e perspectivas”, que acontece de 27 a 29 de abril em Maringá. O público-alvo são os professores de rede pública de ensino, educadores sociais e demais interessados. Inscrições podem ser feitas no link: https://forms.gle/3w4pT92NTwLH1dHT6. São 20 vagas.

O objetivo da oficina é contribuir para a formação e ampliação de conhecimentos sobre as artes cênicas e suas aplicações no ambiente escolar, considerando que uma das primeiras oportunidades do ser humano em acessar o fazer teatral acontece no ambiente escolar. Por isso, a oficina pretende instrumentalizar educadores para que se sintam encorajados a multiplicar o fazer teatral em seus ambientes de atuação.

A iniciativa terá 12 horas de duração, divididas em três módulos de 4 horas cada, mas os módulos são independentes entre si, não é obrigatório fazer todos. Quem ministra as aulas é a gaúcha Dani Dal Forno, professora e atriz do Grupo Ritornelo de Teatro, com experiência de mais de 15 anos com o ensino do teatro. As aulas vão acontecer das 19h às 23h no Espaço Solagasta, localizado na Rua Professor Itamar Orlando Soares, 181 (onde era o restaurante Casa do Japonês).

Mais informações pelo fone (54) 99976-1773 e site www.gruporitornelo.com.br.

Criança em Cena

O projeto Criança em Cena abriu nova etapa de inscrições, desta vez para preencher as vagas remanescentes, que são nas turmas da professora Andresa Viotti e do professor Fernando Ponce. As inscrições são online pelo site https://www.arenadasartes.com.br/crianca-em-cena.

São oficinas gratuitas de iniciação teatral para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos. As aulas seguem até novembro, culminando em montagens teatrais e uma mostra cultural aberta ao público.

Convite ao Teatro

Hoje (15/04) o Convite ao Teatro terá “Orquestra de Bexigas”, do grupo Meu Clown. Em cena, cinco palhaços se divertem e divertem a plateia. O jogo é a tônica da ação. Cada gesto, cada interação, cada elemento é um pretexto para a diversão. A apresentação é 20h no Teatro Barracão, com entrada gratuita. Na sexta-feira que vem, dia 22/04, a apresentação se repete.

Convite ao Cinema

Sábado é dia de Convite ao Cinema, projeto realizado pela Secretaria de Cultura, com coordenação e curadoria de Paulo Campagnolo. Como sempre, a sessão é gratuita e começa às 20h no Auditório Hélio Moreira (anexo à Prefeitura). O filme da vez é “The killing of two lovers”, com classificação indicativa: 18 anos.

Para falar mais sobre o filme, compartilho as informações repassadas pelo próprio curador via e-mail: “O filme desta semana, em mais um desses casos de fôlego profundo das produções independentes americanas, leva-nos a um território muito conhecido do cinema (desde sempre), mas com torções dignas de grandes mestres. Não para menos, THE KILLING OF TWO LOVERS foi aclamado pela crítica pela sua postura estética, além da relevância do seu assunto – que, acertadamente, induz a inúmeras perguntas a partir de um ponto de vista que coloca o espectador como cúmplice, por assim dizer, do personagem principal. David (no trabalho excelente de Clayne Crawford) é pai de quatro filhos e está dando um tempo, em comum acordo, do seu casamento com Nikki. Infeliz com a situação, David está explodindo aos poucos. Minimalista, por vezes naturalista (ainda que o designer de som possa indicar uma atmosfera alucinatória), o filme funciona como um estopim aceso sem que saibamos exatamente quando vai explodir. Acachapante! E como a sessão será presencial, talvez seja o caso de dizer: segurem-se nas poltronas!!!”.

Na noite

Neste fim de semana alguns artistas ocupam os bares da cidade com shows, em geral com discotecagem, covers e tributos. Pelo menos em quatro bares é possível ir além da cervejinha.

O DJ Maré se apresenta no Smash It nesta sexta a partir das 21h, tocando um repertório de hip-hop, funk soul, brasilidades e 90’s. Sábado e domingo o bar, que fica no centro, na Av. Rio Branco (na rotatória do Café Cremoso), também tem atrações artísticas, fechando o fim de semana com jazz.

Também na sexta a banda Energy Garden, que faz cover de Linkin Park e outros, se apresenta no Groove Brew House a partir das 22h. A entrada é R$ 10. No sábado o Groove Brew House abre suas portas para Edwardes J. & Os Gatos Azuis, o vocalista da Stolen Byrds que reúne amigos para um show dedicado aos amantes do blues norte-americano. No palco, os “gatos azuis” são Joho, Aj e Fernando Vallim. O Groove Brew House fica na Rua Pioneiro José Romano, 189.

O Porão Bar também continua com intensa programação de shows, especialmente covers. De sexta a domingo bandas como Legião Urbana, Alice in Chains, Nirvana e outras serão lembradas por lá.

Oficina de desenho

Alunos de estágio do terceiro ano de Artes Visuais da UEM estão propondo a oficina de desenho “Ficcionando memórias”. É no dia 22/04 no Centro de Ação Cultural (CAC), das 13h30 às 16h30. Serão ofertadas atividades de escrita e depois uma atividade voltada ao desenho, fazendo a ponte entre o escrever e o desenhar.

A oficina toma como base a obra de Bruno Moreschi, Art Book (2012-2014), livro que contém 311 obras e 50 declarações de artistas, todos criados por Moreschi a partir de clichês em enciclopédias internacionais e tecendo uma crítica ao estereótipo do artista contemporâneo e ao sistema de arte. A partir do trabalho de Moreschi e de memórias pessoais de cada participante, serão propostos  trabalhos que girem em torno da ficção, com exercícios que partem da escrita e se encaminham para o desenho.

Inscrições no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfLvK_Lfx7qQYDSdKtSse-MKPVYp4VjyMgOE30OzajjQDF2HA/viewform

Estreia

Começa na próxima sexta-feira (22/04) a temporada do espetáculo “O Soldado, A Tigresa e uma outra história”, de Douglas Kodi. As outras apresentações na cidade serão nos dias 23/04, 24/04, 29/04, 30/04 e 01/05. Todas as apresentações serão gratuitas e acontecerão na Arena das Artes, localizada na Avenida Deputado José Alves dos Santos, 4367, sempre às 20h. A peça tem duração de aproximadamente 50 minutos e a classificação é livre. O texto e a direção são de Douglas Kodi, que se inspirou livremente nas vidas e nas obras de Dario Fo, Paulo Leminski, Cláudio Seto e Hiroo Onoda e tem como base de atuação a Commedia dell’arte italiana.

Sugestões de pautas e eventos culturais podem ser enviadas para o e-mail [email protected]

- Quer receber as notícias no seu WhatsApp? Clique aqui.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.