Como diferenciar dor de gases de um infarto: dicas e sintomas

Tanto os gases quanto um infarto pode causar dor no peito. Mas elas têm características distintas, aprenda a diferenciá-las.

  • As doenças cardiovasculares representam uma das principais causas de mortalidade no mundo, com o infarto se destacando entre elas. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, essas enfermidades matam cerca de 17,7 milhões pessoas todos os anos. Somente no Brasil, são contabilizados mais 300 mil óbitos anualmente.

    Identificar os sinais dessa condição é crucial para buscar assistência médica imediata e aumentar as chances de recuperação.

    Muitas vezes você sente uma pontada no peito e fica na dúvida, será que são gases ou é um infarto?

    Como distinguir a dor causada por gases de infarto?

    Tanto os gases quanto um infarto pode causar dor no peito. Mas elas têm características distintas, aprenda a diferenciá-las.

    A dor dos gases acontece por conta do processo de digestão dos alimentos.

    Durante a ingestão de alimentos, é possível engolir ar, levando à formação de gases no trato digestivo. Isso pode causar desconforto, como uma pontada no peito, frequentemente descrita como uma “agulhada”. Essa dor, muitas vezes acompanhada de azia, está relacionada à presença de gases no intestino.

    Esse ar que entra se transforma em gases e pode gerar compreensão em alguns órgãos e ter a sensação de dor no coração.  Essa dor de gases também pode estar associada à azia. Fatores como tabagismo e mastigação de chicletes podem aumentar a quantidade de ar ingerido, contribuindo para a ocorrência de gases.

    Como evitar?

    Para evitar esse desconforto, é importante manter-se hidratado, mastigar bem os alimentos, fazer refeições em curtos períodos  e praticar exercícios regularmente. Identificar quais alimentos provocam mais gases também pode ser útil.

    E a dor de infarto, como identificar?

    A dor do infarto é bem diferente.  O infarto ocorre quando o fluxo sanguíneo para uma parte do músculo cardíaco é interrompido, resultando na morte celular nessa região. Isso é causado pela ausência de irrigação de sangue, que ocorre quanto estamos com as artérias obstruídas, por exemplo.

    A dor do infarto pode se se manifestar diversos sintomas. O clássico é uma sensação de aperto no peito, perto do estômago, sensação de dificuldade de respirar. A dor que pode irradiar para o braço, podendo causar formigamento e até desmaios.

    É importante ressaltar que os sintomas de infarto podem variar de pessoa para pessoa, sendo essencial procurar ajuda médica imediata ao suspeitar de um quadro.

    O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais para salvar vidas e evitar complicações graves.

    Dúvidas? Agende uma consulta:
    (44) 9 8840-8228 – Whatsapp e plantão 24h
    www.marcelopuzzi.com.br

    Dr. Marcelo Puzzi – @drmarcelopuzzi
    Médico cardiologista e hemodinamicista, especializado em procedimentos minimamente invasivos.

    Imagem: Freepik / Foto criada por @peoplecreations

    Marcelo Puzzi

    Siga Marcelo Aguilar Puzzi no Instagram:
    @drmarcelopuzzi

    Comentários estão fechados.