Agenda cultural de 10 a 16/06

Música, ilustração, dança, teatro e muito mais… Veja todos os eventos culturais que vão acontecer em Maringá entre 10 e 16 de junho.

  • Música, ilustração, dança, teatro e muito mais… Veja todos os eventos culturais que vão acontecer em Maringá entre 10 e 16 de junho.

    Shows de rap

    Foto (esquerda): Renato Domingos

    Neste final de semana começa o projeto Indexsonnora convida, realizado pela IDX Produções Artísticas por meio do Prêmio Aniceto Matti. Sábado, dia 11, tem show com os MC’s Lukas Loko e Pig Emcee na Praça Zumbi dos Palmares, no Conjunto João de Barro / Santa Felicidade. É a partir das 18h e de graça. Os anfitriões do Indexsonnora também se apresentam, claro.

    Da mesma forma, no sábado seguinte, dia 18, eles encontram no palco – desta vez montado lá na Praça da Prefeitura, em frente aos Correios – dois grandes mestres do rap nacional, GOG e Dexter, acompanhados também do DJ Ed Groove, de Londrina. O evento está marcado para 18h e promete agitar a região.

    Para mais informações, visite o Instagram: @idx_pro_.

    Ilustração

    A segunda edição do Fima – Festival de Ilustração de Maringá vai acontecer entre os dias 20 e 26 de junho e abre hoje (10/06) as inscrições para workshops e análise de portfólio. O evento, idealizado pelos ilustradores Marcelo Goto e Kleverson Mariano, oferece atividades gratuitas, a maior parte delas no formato online, assim como ocorreu na primeira edição.

    São seis palestras (acessíveis em Libras), três workshops, uma análise de portfólio, uma apresentação sobre processo criativo e uma exposição presencial de artes visuais. Para conhecer toda a programação e se inscrever, basta acessar o site do evento no www.fima.com.br ou o Instagram @festivalfima.

    Slam

    Neste domingo (12/06) às 16h o Slam Pé Vermelho fará um encontro especial para o dia dos namorados, focado em poemas para celebrar, ou sofrer, de amor. Qualquer pessoa com poesias autorais pode participar, basta se inscrever no início do evento. Um júri popular será montado com pessoas do público para atribuir notas avaliando o poema e a performance dos poetas.

    Nesta edição, o prêmio para o primeiro lugar é em dinheiro (R$100). Haverá momentos em que o público vai declamar “pílulas poéticas” distribuídas pela organização. O encontro é no obelisco da Praça da Prefeitura.

    O Slam Pé Vermelho iniciou suas atividades em fevereiro de 2019 e é realizado pelo Coletivo Pé Vermelho, um grupo de poetas e produtores culturais interessados pela cena literária.

    Para mais informações, visite o Instagram: @slampevermelho.

    Morada

    Foto: Renato Domingos

    “Morada”, da CED – Cia Experimental de Dança, faz mais uma apresentação neste dia 10 de junho, na Rua Pioneiro Marcelino Leonardo, nº 147, Res. Moreschi (onde fica o Atelie Culturama). Depois, a quarta e última casa a receber o espetáculo é nos dias 25 e 26 de junho na Rua Pioneiro Anibal Borin, nº 774, Jd. Paris, com oficina dia 26/06 na Praça Vítor Rodrigues Martins. Tudo gratuito, sempre às 18h30 e às 20h.

    O espetáculo traz inquietações individuais e coletivas dos/das intérpretes e convida a responder em conjunto perguntas como, por exemplo, de que forma os ambientes que ocupamos influenciam no modo como nos movemos. Em cena estão André Miranda, Leonardo Fabiano e Ludmila Castanheira (que também assina a direção deste trabalho).

    Por serem apresentações com público limitado a 15 pessoas, a companhia optou por também transmitir as sessões via internet, fazendo lives nas redes sociais da companhia.

    Mais informações no Instagram: @ced_danca.

    Convite ao Teatro

    Quem se apresenta no Convite ao Teatro desta semana é a Cia Pedras, com o espetáculo “Sapatinho de pipoca”. Em cena, Iara Ribeiro e Adriano Braga dando vida à Marmita e Marmota, duas personagens caricatas e gentis que tem uma missão: “Fazer a boneca virar gente: gente que sente e cuida de gente”.

    A apresentação tem classificação indicativa livre e começa às 20h no Teatro Barracão, com entrada gratuita.

    Convite ao Cinema

    Neste sábado o projeto Convite ao Cinema exibe “Umberto D.”, clássico do neorrealismo italiano, que é considerado como o marco final do movimento. Para o curador e coordenador do projeto, Paulo Campagnolo, esta é uma obra absolutamente grandiosa de um dos grandes mestres da história do cinema, Vittorio de Sica.

    A exibição começa às 20h no Auditório Hélio Moreira (anexo à Prefeitura), com entrada gratuita e classificação indicativa 16 anos. Após a exibição há o debate conduzido por Campagnolo. O Convite ao Cinema é uma realização da Secretaria de Cultura.

    Feijoada

    Nos dias 11 e 12 de junho o Grupo Sucena comemora o aniversário do Mestre Chupim com mais uma edição da tradicional feijoada e uma programação cultural que inclui oficinas e apresentações. Veja abaixo a programação cultural:

    11/06

    • Das 9h às 11h – Treino/aula com Mestre Lito Angoleiro;
    • Das 14h às 16h – Oficina de Danças afro-brasileiras com Contramestra Lissandra;
    • 19h – Batizado de Capoeira e Mostra Cultural Infantil;

    As oficinas são gratuitas, mas as vagas são limitadas. Inscrições pelo link:

    https://forms.gle/R1r2sq7p7DkWF66Q8.

    12/06

    • A partir das 10h30 – Roda de capoeira, tradicional feijoada, samba de raiz e pagode com Negro Biga e grupo Art Lua

    Convites antecipados (limitados) por R$40.

    Reservas e informações: (44) 99721-3299

    Convite à Música

    Foto: Leonardo Fabiano

    Dia 16 às 20h no Teatro Barracão estreia o espetáculo “Batucar”, do grupo de percussionistas formado por Ana Moraes, Fernando Ponce e Nadyne Vieira. A proposta é levar à cena o próprio corpo como instrumento, junto com outros instrumentos percussivos não convencionais. As músicas, que surgiram das diferentes combinações de movimento e ritmo, preenchem todo o espaço cênico afim de convidar o público a vivenciar outras possibilidades musicais.

    Exposição

    As produções realizadas nas oficinas do projeto “Brincando fazemos arte” deram origem à exposição “O que as crianças têm a dizer sobre a pandemia?”, de produção e curadoria de Giovana Vespa (arte educadora, mestranda em Artes Visuais e produtora cultural) e Ieda Marinho (musicista, produtora cultural e psicóloga). A mostra pode ser visitada no CAC – Centro de Ação Cultural de Maringá, desde até 22 de julho.

    Foram realizadas seis oficinas de arte nas bibliotecas do município de Maringá, com crianças da comunidade local, sobre a temática da pandemia da Covid-19 e seus efeitos na vida de cada uma delas, utilizando-se do brincar e de técnicas de artes visuais (pintura, desenho e colagem) como principais ferramentas de expressão e elaboração.

    A exposição aborda a maneira como as crianças compreendem o período da pandemia e a experiência do isolamento social, tendo como principais objetivos proporcionar ao público infantil um espaço de comunicação que valorize sua expressão e trazer a atenção do público adulto às percepções da criança sobre si mesma e o mundo ao seu redor. O que se pode testemunhar nesta exposição é uma mostra da grande compreensão que as crianças têm acerca da realidade e a potência de sua capacidade criativa e de elaboração.

    Exposição “O que as crianças têm a dizer sobre a pandemia?”
    Visitação: 01 de junho a 22 de julho de 2022
    Local: CAC – Centro de Ação Cultural de Maringá
    Entrada gratuita

    Prêmio

    Estão abertas até o dia 23/06 as inscrições para participar do Prêmio Ressignifica Dança, organizado pelo Núcleo Setorial das Escolas de Dança de Maringá e viabilizado por meio do Prêmio Aniceto Matti.

    O Prêmio Ressignifica Dança é uma mostra competitiva com programação didática (oficinas) envolvendo os segmentos Ballet Clássico, Dança Contemporânea e Jazz Dance, de forma gratuita, com o intuito de promover, valorizar e divulgar a dança na cidade de Maringá e região.

    A competição acontece nos dias 20 e 21 de agosto no Teatro Reviver Magó. Será dividida por gêneros, subgêneros e categorias, sendo avaliada pelos jurados da competência em questão, com premiações de 1º, 2º e 3º lugares por meio de sistema de notas, avaliação comentada e premiação especial em dinheiro para destaques (bailarina, bailarino, coreógrafo destaque e grupo destaque). Já a programação didática (oficinas) será realizada no Centro de Ação Cultural de Maringá – CAC, localizado à Av. XV de Novembro, 514, centro (ao lado da Prefeitura).

    Mais informações no site: www.premioressignificadanca.com.br.

    Pesquisa

    A Produtora Casa Amarela deu início ao projeto Mapeamento Cidade Canção, subsidiado pelo Prêmio Bolsa Pesquisa e Fazer Artístico Cultural (Lei Aldir Blanc). O objetivo é catalogar todas as músicas produzidas em Maringá desde os anos 2000, elaborando playlists separadas por estilo musical.

    Por ser um projeto grande, precisa da colaboração das pessoas. Para isso criou um formulário de pesquisa que pode ser respondido através desse LINK.

    Residência

    Está aberto até o dia 20 de junho o edital de convocatória para a Residência Sergius Erdelyi, em Tijucas do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. A residência artística será realizada entre os dias 11 a 31 de agosto de 2022, no Espaço Sabiá Laranjeira, antiga casa-ateliê de Erdelyi, fazenda na qual ele viveu e trabalhou por cerca de 40 anos. Sergius era austríaco, mas escolheu o Paraná para construir seu lar.

    Por meio de convocatória pública, cinco artistas residentes em qualquer lugar do Paraná serão selecionados para o programa de residência artística para pesquisar e produzir sobre a relação do meio rural e cidades do interior com a produção artística; propondo aos(as) selecionados(as), estimular a reflexão crítica e debates a respeito de temas que permeiam o território e cultura da comunidade. A artista visual e professora maringaense Roberta Stubs faz parte da comissão de seleção.

    Ainda, é oferecido uma bolsa de R$ 3.000, o translado, alimentação e hospedagem para os (as) artistas residentes em outras cidades e um auxílio de até R$1.500 para material e feitura de obras de arte.

    A Residência Sergius Erdelyi é um projeto realizado com apoio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura – PROFICE, da Secretaria de Estado da Comunicação Social e Cultura. Para saber mais, basta acessar o site residenciaerdelyi.com ou pelo email [email protected].

    Siga @2coelhoscomunicacaoecultura no Instagram.

    Sugestões de pautas e eventos culturais podem ser enviadas para o e-mail: [email protected].

    Comentários estão fechados.