Os benefícios de utilizar ômega 3 em cães e gatos

O Ômega 3 é um tipo de gordura, produzida por bactérias chamadas de zooplânctons, e definida como ácido graxo poli-insaturado.

  • O Brasil tornou-se o segundo maior mercado de produtos pet do mundo, ficando atrás somente dos  Estados Unidos, segundo a FORBES em 2020.

    Junto com esse crescimento comercial, está entre eles  o crescimento da preocupação dos tutores na manutenção da saúde e do bem estar dos animais de  estimação.

    Em virtude desse crescimento, as pesquisas e investimentos no setor veterinário vêm  crescendo cada vez mais, trazendo qualidade e melhoria de vida para os nossos pets. 

    O Ômêga 3 por exemplo, já é hoje em dia muito utilizado na medicina humana, e agora esta fazendo  parte da vida dos nossos amigos de quatro patas.

    Mas afinal, o que é o Ômega 3?

    O Ômega 3 é um  tipo de gordura boa, definida como ácido graxo poli-insaturado, considerada essencial, e são  produzidas por bactérias, chamadas de zooplânctons, que são capazes de produzir o Ômega 3 com  qualidade.

    Os peixes que vivem em águas profundas e geladas, consomem esses zooplânctons em  maiores quantidades, pois precisam de bastante energia para manutenção da sua temperatura  corporal, dessa forma, estocam grandes quantidades de gordura em seu organismo, se tornando  assim as principais fontes de Ômega 3.

    Tendo em vista que, tanto o nosso organismo quanto dos  nossos animais não são capazes de produzi-los em quantidades adequadas, por essa razão devem ser  obtidos por meio de dieta, com a ingestão de peixes de águas profundas, ou através de  suplementação, trazendo inúmeros benefícios a saúde dos pets. 

    O ômega 3 possui alguns tipos, como o EPA (ácido eicopentaenóico) e o DHA (ácido docohexaenóico),  cada um deles com a sua especificidade. Dentro da medicina veterinária já são 

    Muito utilizados como coadjuvantes nos tratamentos ou nas prevenções das doenças inflamatórias,  dermatites, síndrome da disfunção cognitiva (mais conhecida como alzheimer canino), oncologia,  problemas articulares e aprendizado.  

    Lembrando que a avaliação do Médico Veterinário é sempre essencial para saber qual nutracêutico é  mais indicado para o seu pet, de acordo com uma avaliação física, hematológica e de imagem se  necessário, afim de melhorar e prevenir a ocorrência de doenças.  

    Dra Dafne Rocha Barros– Representante Idealvet/Avert.

    Comentários estão fechados.