Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Uma lei aprovada nessa terça-feira (1º), na Câmara de Maringá, vai autorizar a Prefeitura a oferecer capacitação em primeiros socorros para profissionais de estabelecimentos privados, notadamente os shoppings centers da cidade. A iniciativa é de autoria do vereador Luiz Neto (Agir).
O projeto Nº 17401/2025 cria a “Política Municipal de Conscientização e Prevenção em Primeiros Socorros”. O objetivo da iniciativa é promover campanhas de conscientização e também capacitação para funcionários que trabalham em estabelecimentos com grande circulação de pessoas.
A lei cita como exemplos desse tipo de estabelecimento os shoppings, centros comerciais e galerias, estádios e arenas, parques, feiras e os terminais rodoviários.
Conforme o projeto, o poder público poderá promover campanhas publicitárias de orientação sobre manobras de primeiros socorros, assim como firmar parcerias com órgãos como o Samu e o Corpo de Bombeiros para oferecer capacitação aos interessados.
De acordo com o autor da lei, o objetivo é ter nesses espaços pessoas com capacidade de prestar os primeiros atendimentos em situações emergenciais.
“Esse projeto é de grande importância, porque nós não estamos falando somente da conscientização, mas também de ensinar os primeiros socorros, principalmente para as pessoas que trabalham em shopping centers, em shoppings de atacado, onde a gente sabe que não há um profissional especializado que tem essa experiência caso aconteça alguma emergência. Nós entendemos também que essa não é uma obrigação, mas que essa conscientização vai poder orientar as pessoas que é possível, sim, realizar uma manobra em caso de uma emergência, tendo a consciência que a ambulância vai demorar um determinado período para chegar, e quem souber fazer esses primeiros socorros pode atender de forma imediata, evitando algum problema.
Comentários estão fechados.