Silvio Barros fala sobre a construção de uma terceira UPA em Maringá: “É preciso ter coerência”

Em sua participação na Série de Entrevistas do Maringá Post, o pré-candidato do Progressistas evitou prometer a construção de uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e falou sobre o processo de credenciamento junto ao Ministério da Saúde.

  • Tempo estimado de leitura: 4 minutos

    Já alguns anos, parte da população maringaense questiona sobre a possibilidade do município receber uma terceira Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O assunto chegou a ser promessa de campanha de alguns candidatos ao Executivo em 2020 e voltou à pauta para o processo eleitoral de 2024.

    Mas Maringá pode receber uma nova UPA? Silvio Barros, pré-candidato a prefeito pelo Progressistas, falou sobre o assunto em sua participação na Série de Entrevistas do Maringá Post. Segundo ele, não dá para simplesmente prometer a construção sem antes ter contato com o Ministério da Saúde.

    “Não consigo responder isso (se uma nova UPA pode ser construída) sem antes ter acesso às informações. O que quero dizer é que, no Ministério da Saúde, existem diferentes tipos de UPAs e elas precisam ser credenciadas para recebermos os recursos, então precisamos nos submeter as regras. O Ministério da Saúde determina que as UPAs tenham uma população de abrangência mínima necessária para que a gente possa ter uma unidade”, explicou Silvio, que afirmou já ter conhecimento sobre o processo.

    “Como as duas UPAs de Maringá foram construídas sob minha gestão, estou familiarizado com isso. Cabe uma terceira? Enquanto eu não tiver essas informações, dentro das regras, não poderei responder, estaria cometendo uma falha grave em dizer que vou fazer uma coisa que não pode ser feita, então é preciso ser muito coerente”, complementou.

    O pré-candidato progressista também afirmou que existem outras formas de melhorar o fluxo dos atendimentos nas duas Unidades de Pronto Atendimento já existentes. Ele lembra que, durante sua gestão no Executivo, foi levantada uma estatística de que 30% dos atendimentos ocorridos nesses espaços poderiam ser sanados de outras formas.

    “Na época que construímos as UPAs, fiz um questionamento aos médicos sobre quantos atendimentos feitos nesses espaços não eram atendimentos de UPA. Descobrimos que os números chegavam a 30%. Se tivermos 30% de atendimentos a menos em cada UPA, talvez as duas unidades que temos hoje resolvam o problema. Não vou me arriscar a prometer isso agora pois não sei se é possível ou se é necessário. O custo é alto e podemos ter outra forma mais eficiente de resolver esses problemas da população”, explicou.

    A entrevista completa com Silvio Barros (Progressistas) pode ser conferida no canal do Maringá Post no YouTube:

    Sobre a Série de Entrevistas com os pré-candidatos à Prefeitura de Maringá

    Em novo formato, o Maringá Post inicia nesta semana a segunda rodada da Série de Entrevistas com os pré-candidatos à Prefeitura de Maringá.

    A cada semana, um novo pré-candidato será ouvido, com os conteúdos sendo repercutidos, além do site, também nas redes sociais do Jornal Online de Maringá. O leitor poderá acompanhar a série através das reportagens, divididas em áreas temáticas e publicadas no site uma vez ao dia, além dos reels no Instagram e shorts no YouTube.

    O convidado da próxima semana será o pré-candidato do União Brasil e deputado estadual, Do Carmo.

    Comentários estão fechados.