‘Podemos usar tecnologia para resolver problemas de Segurança Pública’, afirma Silvio Barros, pré-candidato à Prefeitura de Maringá

O pré-candidato do Progressistas inaugura a Série de Entrevistas do Maringá Post com os postulantes ao Executivo maringaense. Na entrevista, Silvio falou sobre a Segurança Pública em Maringá e citou como a tecnologia pode ajudar o setor: “A Inteligência Artificial pode nos mostrar determinadas situações em tempo real”.

  • Tempo estimado de leitura: 5 minutos

    O pré-candidato a prefeito de Maringá pelo Progressistas, Silvio Barros, quer implementar soluções na área da tecnologia para ajudar a melhorar o setor de Segurança Pública. A afirmação foi feita pelo próprio candidato, em entrevista ao Maringá Post.

    Silvio Barros inaugura, nesta segunda-feira (3), a nova rodada da Série de Entrevistas do Maringá Post com os postulantes ao Executivo maringaense. Sabatinado pelos jornalistas Ronaldo Nezo e Victor Ramalho, Barros fez uma avaliação da área de Segurança na cidade.

    De acordo com ele, que já foi prefeito da Cidade Canção entre 2005 e 2012, a Prefeitura pode e deve, sim, participar do processo de melhoria do setor, citando exemplos de medidas que colocou em prática quando chefiou o Executivo.

    “A Prefeitura pode sim, e deve, participar do processo, embora isso constitucionalmente seja uma atribuição do Estado. Eu quero só lembrar que a Guarda Municipal foi criada na minha gestão e, para aumentar o contingente da Polícia Militar, já que isso não foi possível pelo batalhão, nós criamos a escola de formação de soldados da Polícia Militar, nós construímos e entregamos para o Governo completamente equipada, para que ela pudesse fazer a formação diretamente aqui e, com isso, nós possamos ter mais agentes circulando. Foram ideias e iniciativas da Prefeitura durante a nossa gestão, então é possível encontrar caminhos no meio deste processo”, afirmou.

    Ainda dá para apostar em soluções do passado?

    Durante a entrevista, Silvio Barros foi questionado sobre medidas envolvendo a tecnologia que foram colocadas em prática, no setor de Segurança, quando ele ainda era prefeito. Uma delas foi a criação do sistema de vigilância por câmeras.

    Para o pré-candidato, ainda é possível apostar em soluções como essa, embora a demanda por aprimoramento ainda exista.

    “Perfeitamente possível (apostar em soluções do passado). Eu, como muitos de vocês sabem, viajo muito, participo de muitos eventos globais onde tratam de Desenvolvimento Urbano, Cidades Inteligentes, fui palestrante no ano passado no Congresso Internacional de Cidades Inteligentes no Taiwan, já fui palestrante em Barcelona, eu vou para aprender. Existem hoje inúmeras tecnologias que são preventivas, que podem identificar o comportamento da pessoa antes que o crime seja cometido, que podem identificar um suspeito antes que elas tomem esse tipo de atitude”, disse.

    A Inteligência Artificial como aliada

    Entre as soluções tecnológicas apontadas pelo pré-candidato, está o aprimoramento no sistema de vigilância por câmeras, onde poderia entrar o artifício da Inteligência Artificial (I.A). Conforme Barros, a I.A pode auxiliar como uma medida de prevenção, acelerando o tempo de resposta do município aos problemas identificados.

    “A tecnologia avançou demais, então nós precisamos avançar também. Este problema não é só aqui. Só a câmera, filmando o que aconteceu, não é necessariamente suficiente. Precisamos antecipar algumas coisas, ou tornar a resposta mais rápida. Você ver no dia seguinte a filmagem é uma coisa, você ver online é diferente. Claro que não podemos ter agentes Guarda Municipal monitorando, o tempo todo, todas as câmeras da cidade, que cada vez serão mais. A gente comentou isso, em eleições passadas, que naquela época Maringá tinha mais de 20 mil câmeras privadas voltadas para a rua. Essas câmeras podem nos ajudar a fornecer informações que, por inteligência artificial, ajudam a mapear onde está o problema. Não é necessário que um agente fique na tela, olhando 20 mil câmeras, isso é impossível, mas a I.A pode nos mostrar determinadas situações em tempo real, assim a resposta é mais rápida. Sim, podemos usar tecnologia para resolver problemas de segurança e minimizar, significativamente, essa sensação de incômoda que a população está sentindo hoje”, explicou.

    A entrevista com o pré-candidato Silvio Barros (Progressistas) pode ser conferida na íntegra no YouTube do Maringá Post. Confira o vídeo abaixo:

    Sobre a Série de Entrevistas com os pré-candidatos à Prefeitura de Maringá

    Em novo formato, o Maringá Post inicia nesta semana a segunda rodada da Série de Entrevistas com os pré-candidatos à Prefeitura de Maringá.

    A cada semana, um novo pré-candidato será ouvido, com os conteúdos sendo repercutidos, além do site, também nas redes sociais do Jornal Online de Maringá. O leitor poderá acompanhar a série através das reportagens, divididas em áreas temáticas e publicadas no site uma vez ao dia, além dos reels no Instagram e shorts no YouTube.

    O convidado da próxima semana será o pré-candidato do União Brasil e deputado estadual, Do Carmo.

    Comentários estão fechados.