Handebol Maringá forma atletas para Seleção Brasileira com apoio do BRDE

A Associação Maringaense de Handebol (AMH) foi uma das beneficiadas no último edital de incentivos fiscais (2021) do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

O recurso vai auxiliar na manutenção de bolsa para 32 atletas das equipes principais da associação – denominadas Handebol Maringá nas competições –, além do custeio de materiais e outras necessidades dos times. A abertura do próximo edital para inscrição de projetos da lei de incentivos fiscais está prevista para junho.

O trabalho contínuo da AMH, desde 1997, tem garantido acesso à prática esportiva, com possibilidade de formação universitária a jovens atletas. Em parcerias com instituições públicas e privadas, a associação tem conquistado posição de destaque nas competições em nível estadual e nacional.

O Handebol Maringá vem formando atletas de alto rendimento que são escalados para as seleções brasileiras da modalidade, em várias categorias. O time é o maior vencedor de títulos dos Jogos Abertos do Paraná e da Liga Paranaense de Handebol, na categoria masculino.

As equipes principais, masculina e feminina, têm como foco a participação no Campeonato Paranaense de Handebol Adulto, Jogos Abertos, Jogos Universitários e Liga Nacional.

Handebol Maringá – equipe masculina Adulto –
Handebol Maringá – equipe feminina Adulto –

Hoje, as duas equipes (masculina e feminina) têm 55 integrantes, entre comissão técnica e atletas. “Nosso objetivo é poder ajudar jovens talentos a conseguir se manter na prática da modalidade e, assim, não abandonando para ir para outra equipe ou para trabalhar para pagar a faculdade”, garante o coordenador de projetos e técnico do time feminino, Marlon de Araújo.

A partir de outro convênio com a Faculdade Unicesumar, a associação fornece gratuitamente ensino superior aos seus atletas. Nos últimos oito anos, cerca de 60 se formaram no ensino superior dessa forma.

Os projetos para a lei de incentivo e a parceria com o poder público municipal possibilitam ajuda de custo, estrutura física para os treinos e materiais. E os apoios de empresas locais vêm garantindo benefícios como acesso à academia e fisioterapia. Para os que são de outras cidades, a AMH custeia moradia e alimentação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.